Quer mudar o Brasil? Que tal começar acompanhando a receita e despesa do seu município?

mudarbrasila

Está indignado(a) com o que a grande mídia publica diariamente sobre Brasília? Que tal começar a fiscalizar o que acontece no seu município? Pois é, isso hoje é tão fácil, você pode começar a fazer isso por aqui agora mesmo.

Tem sido recorrente manifestações, principalmente pelas redes sociais, de indignação com a corrupção atual no Brasil. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso sabe que a corrupção na política brasileira não é algo novo. O que é novo, é que agora os indícios de corrupção são investigados e os culpados punidos, o que não ocorria antes.

O grande problema é que a grande mídia só mostra o que lhe interessa e passa a sensação de que apenas governo A ou partido B é que é o culpado pela corrupção no país. O triste de tudo isso, é ver tantas pessoas reproduzirem esse discurso sem o mínimo de criticidade e capacidade de reflexão. O pior é ver ainda que muitas das pessoas que vomitam moralidade e indignação diária nas redes sociais sobre o que é divulgado de Brasília, não manifestam essa mesma energia sobre o que acontece no seu quintal, na sua casa, no seu município. Por que será?

Pois bem, se queremos mudar verdadeiramente o Brasil, precisamos começar sendo honestos em nossas ações. Que tal não corta mais filas, devolver o dinheiro a mais do troco do mercado e fazer o filho devolver a caneta do colega que ele trouxe da escola? Quer mudar verdadeiramente o Brasil, que tal começar a participar da vida política do seu município e exercer seu papel de cidadão e cidadã na fiscalização das contas pública?

Tudo isso pode ser feito sem sair de casa hoje. A mesma energia empenhada nas redes sociais para compartilhar noticias e informações sem criticidade e reflexão nenhuma sobre a veracidade delas, pode ser empenhada para exercer a cidadania de acompanhar o que acontece no quintal de casa. Mas será que você está disposto ou disposta a tomar consciência do que ocorre em sua casa? Ou é mais fácil falar do que ocorre longe dos nossos olhos?

Então vamos lá, para os que têm coragem e querem mudar o Brasil de verdade, informo que qualquer cidadão pode há um bom tempo ter acesso aos recursos que são repassados para cada município por diversos portais da internet. Um dos mais conhecidos é o Portal da Transparência do Governo Federal (http://transparencia.gov.br/). No entanto, agora é possível ter acesso também as despesas que cada município realiza com os recursos recebidos e arrecadados. Hum, isso a grande mídia não divulga, não é?

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia disponibiliza no seu site (http://www.tcm.ba.gov.br/) o link “Transparência Municipal” onde é possível acessar as despesas de Educação, Saúde, Obras, Pessoal e Publicidade de qualquer município baiano. Todas as despesas destes itens estão disponíveis para consulta de qualquer cidadão, bastam alguns cliques.

No link “Pessoal”, por exemplo, é possível ver a relação de servidores efetivos, temporários e comissionados de cada município com nome, matrícula, cargo, salário base, vantagens e gratificações. Em “Obras”, é possível ver a descrição, situação, tipo, valor obra/serviço, valor pago, valor retido, a empresa executora da obra e no link “ação” todos os detalhes da contração e pagamento. Já no link “Publicidade” é possível verificar período, processo, empenho, dotação, credor (quem presta o serviço), despesas do período e despesas acumuladas.

Só faço um alerta, acesse esses links apenas se você quiser mudar verdadeiramente o Brasil para melhor, pois ao acessar você terá duas opções: 1)parar de demonstrar tanta indignação com o que a grande mídia expõe diariamente sobre Brasília e voltar sua indignação para o que ocorre no seu quintal, ou: 2) passar a ficar mais indignado com o que a grande mídia expõe sobre Brasília e ficar orgulhoso de viver em um lugar que não faz parte deste Brasil midiático.

E ai, qual será a sua opção?

Renê Silva
Pedagogo e Mestre em Educação
Colunista do Itiruçu Online


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas