Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

É FALSO que primeiro salário mínimo em Itiruçu foi pago na gestão de Carlos Martinelli

Ser conivente com o erro e a mentira é uma escolha de vida, para alguns a verdade pouco importa quando a mentira sustenta seus desejos e objetivos, porém, à sociedade não pode ser manobrada por falsas narrativas que ascendem a velha política do populismo.

Um dos assuntos questionados ao Itiruçu Online durante a semana foi sobre as declarações do ex-prefeito Carlos Martinelli (PT), que hoje voltou ao cenário político e, enaltece, durante entrevistas dados de seu governo, de 2009 a 2012. O assunto distorcido pelo pré-candidato do PT é quando ele enaltece ter sido o primeiro prefeito da história a pagar o salário mínimo em Itiruçu. A afirmação é FALSA. O que Carlinhos fez foi pagar, de forma ordeira, em um só mandato, todos os direitos como férias e 13° salário, a que o ex-prefeito se refere.

A Prefeitura de Itiruçu já pagava o salário mínimo mesmo antes de Carlinhos ser eleito prefeito. No mandato anterior, de Aílton Cezarino, foi realizado um concurso público que efetivou todas as pessoas aprovadas e empossadas, passando a receberem todos os direitos trabalhistas que à Lei estabelecia. Posterior a isso, foi se estabelecendo os planos de cargos e salários das  categoria.

A que Carlinhos deveria se referir? Bom, para não ser enganoso com à sociedade, o pré-candidato não menciona que, antes da realização do concurso público, a prefeitura chegou a dividir um salário para duas pessoas, ato que, à época, o próprio Carlinhos era bastante critico e foi popularizado candidato contra o governo Wagner Novaes, que implantou, em 1997, para não haver demissão em massa de funcionários, o pagamento de metade do salário para servidores. É a HISTÓRIA como acontece, sem maquiagem. Em seu governo, de fato, não houve a diminuição do salário a servidores.

Também, é importante citar que outros prefeitos também pagaram salários mínimos estabelecidos em Lei. O primeiro salário mínimo do Brasil, foi adotado em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. O salário mínimo passou a ter o mesmo valor em todas as regiões do Brasil em 1984.

Checagens 

Você pode contribuir sugerindo checagens nas declarações de todos os pré-candidatos no processo eleitoral. Basta enviar a nossa redação o conteúdo a ser checado através de nosso e-mail: [email protected]