A sociedade itiruçuense agradece, mediante esforços do Major Caldas e do Tenente Alan Dias, e o apoio da prefeitura, o Programa de Educacional às Drogas e à Violência- Proerd, implantado em Itiruçu desde 2016. Em 2017 a ação foi renovada em parceria com o município e vai colhendo bons resultados, já sob novo comando.
O Proerd é uma ação conjunta entre Polícia Militar e a Prefeitura de Itiruçu, por meio da Secretaria de Educação. Ele envolve o policial militar capacitado, educadores, pais e comunidades, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes quanto ao uso de drogas. O Proerd tem sido uma ferramenta de apoio às famílias e escolas, no fortalecimento da educação dos alunos para uma tomada de decisão em suas vidas de maneira mais responsável, ajudando-os na compreensão dos malefícios das drogas e da violência, bem como, nas maneiras de evitá-las.
A segunda turma de formandos em Itiruçu, recebeu, nesta sexta-feira, 14, o certificado de conclusão do Programa. Estudantes do 5º ano do ensino fundamental participaram do programa, em evento realizando na Casa da Cultura. As duas escolas contempladas com a segunda etapa do Proerd continuaram sendo: Maria Rita de Novaes e Manoel Pires da Silva. As aulas foram ministradas pela PM Cibele Alves de Azevedo, que com maestria ganhou a atenção das crianças durante execução do curso. O município premiou alunos que tiveram a melhor redação sobre o tema desenvolvido nas aulas, sendo duas bicicletas a premiação.
Na solenidade de formatura estiveram presentes: Major PM Alessandro Caldas, comandante da 93ª CIPM; do PM tenente José Raimundo, coordenador do Proerd e comandante do 2º Pelotão/Itiruçu. Além das autoridades policiais, estiveram a prefeita Dra. Lorenna D’ Gregório; o vice-prefeito Júnior Petrúquio; Presidente da câmara de Itiruçu, Ezequiel Borges; Conselho Tutelar; Secretária de educação, Ana Paula; dentre outras.
Sobre o programa:
É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro. Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.