Itiruçu Online – Aqui Bahia Notícias de Itiruçu e Região

Itiruçu: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência realiza formação

IMG_7333

Alunos da rede municipal de ensino de Itiruçu receberam nesta sexta-feira, 10, o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).  Ao todo 123 estudantes do 5º ano do ensino fundamental participaram do programa. Duas escolas foram as contempladas com a primeira etapa do Proerd: Maria Rita de Novaes e Manoel Pires da Silva.

IMG_7391

O projeto é uma realização da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar de Maracás, Pelotão da Policia Militar de Itiruçu, juntamente com a prefeitura de Itiruçu, através da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer.

IMG_7224

O evento contou com a participação do prefeito, Wagner Novaes; do comandante do Pelotão da PM de Itiruçu Tenente Alan Dias; Aspirante PM Moreira; o tenente S. Moreira; vereador, Paulo Ézio; Secretário de Educação, Manoel Missias; do Secretário de Administração, Josman Pires; da Assistência Social, Marlete Novaes; as diretoras das escolas Vilmara Cerqueira e Maria das Graças, além dos professores, pais e mães de alunos.

IMG_7228

Para o prefeito Wagner Novaes, a receita do sucesso do PROERD é o envolvimento das crianças, comunidade, pais, professores e Polícia Militar em um objetivo comum que é educar os jovens. “Os ensinamentos adquiridos com o Programa levam essas crianças e jovens para o caminho do bem, a exercer sua cidadania, longe das drogas e da violência”, destacou o Prefeito. O prefeito ainda salientou  a parceria do programa com a prefeitura, que premiou os melhores alunos com duas bicicletas para o primeiro e segundo lugar. “O PROERD cumpre o papel de prevenir para evitar que qualquer uma dessas crianças sejam escravizadas pela droga e marginalidade”, ressaltou.

IMG_7335

Durante as solenidades, os alunos fizeram um juramento de se manterem longe das drogas e da violência, será realizada a entrega simbólica de certificados, sendo homenageados os melhores alunos avaliados durante o curso, bem como as melhores redações, e para finalizar será apresentada a dança do PROERD.

IMG_7173

O Soldado PM Aspirante Moreira, responsável pelo Proerd, comemora o desenvolvimento do programa em Itiruçu, tendo a cidade como uma parceria da Polícia e do Proerd. “Com os alunos entre os 9 e 14 anos, tratamos do comportamento na adolescência, os danos causados pelo consumo de drogas e a importância em evitá-las. Cada aluno atendido pelo programa leva o conceito para a família e para a comunidade na qual está inserido e isso é fundamental na formação desses alunos”, considera.

IMG_7297

Já o secretário de Educação Manoel Missias, frisou, veementemente, que a participação das famílias no cotidiano escolar é de suma importância na vida dos filhos. Manoel destacou a educação como uma porta aberta para a transformação da sociedade, além de mostrar as ações da educação municipal para as famílias.

IMG_7202

Único vereador presente na formação, Paulinho comentou que o poder público deve continuar contribuindo com o PROERD, destacando que é um excelente programa e que as crianças devem utilizar no seu cotidiano todo o conhecimento o oferecido pelo curso.

IMG_7310

As famílias marcaram presença na certificação dos filhos. O professor do curso Proerd Soldado PM Jhobert, se emocionou ao finalizar a formatura, quando às famílias e os alunos lhe homenagearam, mas em especial quando as crianças o abraçaram de forma carinhosa.