Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu: com atraso de 6 meses, prefeita diz que deve pagar mudança de classe a professores e não confirma total de 33,24%, de reajuste do piso nacional

Os professores que solicitaram mudança de classe em 01 de setembro de 2021 ainda não receberam o valor no salário reajustado. A Prefeita Lorenna Di Gregorio prometeu, durante participação na Jornada Pedagógica, quitar os valores em atraso ainda neste mês de fevereiro. São 06 meses que os requerentes aguardam o pagamento, de acordo com docentes ao Itiruçu Online.

De forma equivocada, a prefeita usou o termo “quinquênio”, mas na verdade não existe dívida com o quinquênio; a dívida com professores é com a mudança de classe, que pode ser  solicitada a cada 5 anos.

Pagamento do novo Piso Nacional dos Professores

Usando o termo que “podem não ganhar, mas perder não irão”, Lorenna demonstra certa dificuldade em pagar o valor anunciado no Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), que teve a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso em 2008. Com o reajuste de 33,24%, o piso para 2022 será de R$ 3.845,63 para quem recebe 40 horas semanais.

De acordo com a gestora, o município ainda estuda qual porcentagem de aumento será possível dentro da realidade local.

A Frente Nacional dos Prefeitos afirma que o reajuste de 33,24% definido pelo governo federal para professores da educação básica é “impraticável na maioria das cidades” brasileiras.  A prefeita participou de uma entrevista no 1º Jornal nesta quinta-feira (24), onde tratou de outros assuntos.  Confira aqui.