Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Histórico: Celebração ao Padroeiro da cidade aconteceu com missas online e carreata em Itiruçu

Dia histórico para os fiéis católicos em Itiruçu. Pela Primeira vez em sua história, a Igreja Católica de Itiruçu precisou adequar os festejos de Santo Antonio deste ano diante ao enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.

Os 13 dias de celebrações foram todos online, acompanhados pelos fiéis pela Itiruçu FM e também transmitidos via Facebook do católico Wilson Novaes.  O dia 13 também foi atípico, quando a procissão no dia do santo padroeiro da cidade precisou de carros para que as pessoas acompanhassem a imagem de Santo Antonio passeando pelas Ruas de Itiruçu. A carreata foi transmitida ao vivo por Irineu Amorim.

Durante a carreata seguindo a imagem do santo, as pessoas usavam máscaras. Os que não puderam acompanhar, acenavam de suas portas e janelas. 13 de junho de 2020 jamais será esquecido na história. A festa dedicada ao santo casamenteiro, que tem a benção de unir as pessoas, sendo celebrada de forma separada, adequada ao isolamento social.

Historicamente a cidade festeja aos três santos no mês de junho, e os festejos de Santo Antonio finaliza abrindo as preparações para as festas de São João e São Pedro. Era grande nesse período do ano o município receber visitantes de diversos estados brasileiros e de familiares retornarem para visitar parentes. Em 2020 todos os esforços estão concentrados para evitar a proliferação da covid-19 e, com isso, todos os costumes foram mudados para evitar aglomerações.

O Novo Normal

Tem sido assim a forma encarada pelo mundo para retomar as rotinas após diversos estudos sendo feitos durante o enfrentamento ao novo coronavírus. O mundo parou e com ele as atividades econômicas e vidas perdidas ao longo da pandemia. No Brasil, a questão não é discutida como forma unificada, mas dividida entre ações orientadas pela ciência e por fanáticos políticos, que ignoram orientações de saúde pública para defenderem causas partidárias. A volta para o Novo Normal tende a ser mais difícil.

O que é preciso entender: sem remédios que curem o covid-19 e impeça a contaminação acelerada da doença, como anticorpos contra o vírus, a contaminação vai continuar se o isolamento social não for seguido para que não seja precisa haver LockDown, duas palavras diferentes e com ações distintas.

No isolamento social as pessoas devem evitar o contato social, mesmo com suas atividades normais, seguindo as orientações sanitárias para evitar a proliferação do vírus.

No formato de LockDown, as cidades fechas o contato com as outras e erradica a presença das pessoas nas ruas, fecha comércios e setores públicos, como forma eficaz de tirar das Ruas o maior número de pessoas com finalidade de impedir a proliferação do vírus.