Os vereadores que vão compor a Mesa Diretora da Câmara de Itiruçu, no biênio 2019-2020, serão eleitos nesta segunda-feira (10/12), às 19h, em Sessão Plenária.
Nos últimos cinco meses o Legislativo Itiruçuense comportou fatos históricos com a recusa de 05 vereadores em continuar nos cargos da diretoria sob direção do atual presidente, Ezequiel Borges (PRB), renunciando suas posições como forma de descontentamento com a condução da casa. Relembre aqui, neste aqui e também aqui.
Nesta segunda-feira (10), conforme edital Nº 12/2018, seria realizada Eleição para escolha dos Cargos de Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário da Mesa Diretora Biênio 2017/2018, que foram abandonados pelos vereadores ocupantes. Como não houve interesse nos cargos, o presidente deverá convocar vereadores a Doc e realizar eleição para próximo Biênio elegendo uma nova mesa completa que conduzirá os trabalhos da Câmara Municipal. Será a primeira vez na história que um presidente da Câmara finalizará um mandato sem a composição da mesa.
Chapa única concorre o cargo de presidente, encabeçada pelo vereador Nino Mota, havendo mudança apenas na vice-presidência, que antes era composta pelo vereador Agnaldo Lopes e agora será pelo vereador Jó de Jú, Izíllio Vieira, 1º Secretário; e Antonio Hélio como 2º secretário. As articulações que formalizou a chapa contaram com os únicos vereadores de oposição da Casa, Paulinho e Robertão, formando o grupo G7 na casa.
Para que ocorresse uma nova eleição, foi necessário que o presidente Ezequiel Borges renunciasse ao cargo de presidente, do qual havia sido eleito numa eleição de forma antecipada no meio do ano, o que acabou sendo a geradora de todas as confusões na Câmara e também das renuncias dos cargos da mesa. Relembre aqui e da renúncia aqui.