Agora vai. Diante de impasse na liberação de recursos para o Consórcio do Vale Jiquiriçá, responsável pela manutenção das estradas estaduais do território, após a extinção do DERBA, o prefeito Zé Cocá informou ao Itiruçu Online, que fez cobranças sobre as BAs, sobre a transferência de recursos para o Consórcio.
Zé Cocá (PP), que está em Brasília, onde participou da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta quinta-feira (12), disse em contato com o Itiruçu Online, sobre o repasse assumido pelo governo do estado com o Consórcio para melhoria das estradas. “Os recursos já foram pagos esta semana e estamos organizando para iniciar a recuperação de buracos na BA-250 do Entroncamento a Maracás. A demora ocorreu mediante ao Consórcio nunca ter realizado convênio antes, mas agora foi concretizado e iremos iniciar os serviços”, disse.
A BA-250 já registrou alguns acidentes em decorrências de buracos na rodovia. Os pontos mais críticos estão no perímetro do município de Itiruçu, onde se acentuam volumosos buracos em curvas e trevos perigosos.
Ainda de acordo com o prefeito, o valor conveniado para a melhoria das estradas é na ordem de R$ 85.000,000. As estradas de responsabilidade do Consórcio são: BA 250 – que liga o município de Maracás a BR-116, no Entroncamento de Jaguaquara, margeando os municípios de Itiruçu e Lajedo do Tabocal; a BA 545, rodovia que liga Jaguaquara ao Baixão de Ipiúna, no mesmo município; a 330 em Jequié, além da BA 026, que compreende os trechos nos municípios de Nova Itarana, Maracás e Contendas do Sincorá. Matéria do Blog Itiruçu Online.