Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Sem receber recursos do estado, Consórcio do Vale Jiquiriçá inicia serviços nas estradas estaduais

Fotos/Blog Itiruçu Online
Fotos/Blog Itiruçu Online

Até agora ficou na propaganda e nas promessas a ajuda financeira prometida pelo governador Rui Costa ao Consorcio Intermunicipal do Vale Jiquiriçá para fazer a manutenção das estradas estaduais nos municípios do território de identidade Vale Jiquiriçá. A entidade representativa aguarda desde o final de 2015 a liberação dos recursos para iniciar as reclamadas melhorias nas BAs.

8969709c-81f8-4239-8e52-0b14d5536608

Mesmo sem receber ajuda, o Consórcio do Vale Jiquiriçá iniciou o trabalho de roçagem nas estradas e de acordo com o presidente, organizando para iniciar a operação tapa-buracos nas rodovias.  O serviço de roçagem é realizado por uma equipe de 08 homens e iniciou na BR-330, que liga o município de Maracás a Jequié e uma máquina, serviço com auxilio do governo do estado.

16a95238-136c-436f-a5e0-eba3222ff627

Entenda o dilema entre estado e Consórcio

 

Segundo a propaganda do governo da Bahia, 15 consórcios intermunicipais esperavam esses recursos para iniciarem às ações de recuperação das estradas do estado, que com a situação precária em boa parte, geram prejuízos aos usuários. De acordo com o governador Rui Costa, o Consórcio do Vale seria o primeiro a receber o apoio, na afirmativa de que chegou à frente para receber os recursos, mas mesmo com a boa organização, desde o inicio de 2015 que as prefeituras esperam que as promessas sejam transformadas em ações.

Declaração na oposição da realidade

 

Uma declaração da prefeita de Itaquara e vice-presidente do Consórcio, afirmando que desde o mês de Março os recursos já estavam em conta, notícia bastante divulgada na imprensa, na verdade não passou de falta de comunicação, pois até hoje, quinta-feira, dia 07 de Abril, os recursos não foram depositados pelo estado.

Os consórcios que inicialmente seriam contemplados são Semiárido Nordeste III, APA do Pratigi, Alto do Sertão, Território de Irecê, Território do Sisal, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Bacia do Jacuípe, Território do São Francisco e Vale do Jiquiriçá. Ambos até o momento aguardam recursos do estado.

Um relatório que planejava iniciar as obras no território de identidade do Vale Jiquiriçá, de acordo com o presidente Zenildo Brandão, – Prefeito de Lafaiete Coutinho-, o valor para as ações será na ordem de R$ 278.157,23, e  a primeira etapa nas seguintes BAs: 250- que liga o município de Maracás a BR-116, no entroncamento de Jaguaquara, margeando os municípios de Itiruçu e Lajedo do tabocal; a BA 545, rodovia que liga Jaguaquara ao Baixão de Ipiúna, no mesmo município; a 330 em Jequié, além da BA 026, que compreende os trechos nos municípios de Nova Itarana, Maracás e Contendas do Sincorá.


error: Conteúdo protegido !!