Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Universitário Jaguaquarense visita Câmara dos Deputados pelo programa Estágio-Visita

Universitário Jaguaquarense Caio Almeida visita Câmara dos deputados. Fotos/Itiruçu Online.

O Universitário Jaguaquarense Caio Almeida dos Santos, estudante de gestão pública pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB-, em Cachoeira, aderiu ao Programa Estágio-Visita, que incentiva a participação democrática de universitários no Legislativo Brasileiro.

Caio está em Brasília desde a última segunda-feira (26) para conhecer o dia a dia da Câmara dos Deputados, tendo acesso direto às informações sobre o funcionamento do Parlamento e o trabalho de seus representantes eleitos. O Estágio-Visita tem duração de cinco dias, período em que o universitário acompanha os trabalhos no Plenário Ulysses Guimarães e nas comissões temáticas da Câmara. Minicursos e palestras permitem uma visão geral do processo de elaboração das leis brasileiras e da atividade parlamentar.

Além de estudar gestão Pública, o estudante também cursou Agroindústria no CEEP PIO XII, além de ser Coordenador local sênior do students for liberty Brasil SFL.  Adepto a ações coletivas, Caio Almeida administra um grupo social na cidade de Jaguaquara onde atualiza aos participantes todos os atos administrativos da gestão municipal  e do poder Legislativo, além de incentivar à sociedade a fiscalizar o dinheiro público sem sensacionalismo. Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp.

 

O jovem manteve contato direto com o Itiruçu Online e comentou a oportunidade de conhecer o Congresso Nacional. “Então, foi e estar sendo uma experiência ímpar. A cada dia acontece uma experiência nova. Estamos vendo na íntegra como funciona o Congresso Nacional e a atuação dos parlamentares. Gostaria que todos tivessem a possibilidade de participar do estágio sem necessidade de tanta burocracia”, disse Caio.

 

Cada deputado pode indicar para o Estágio-Visita até dois universitários por ano. A Câmara recebe cerca de 700 estagiários por ano, em turmas de até 70 universitários. Caio Almeida foi indicado pelo deputado baiano João Carlos Bacelar (PODE).