Plano Municipal de Saneamento Básico de Itiruçu é apresentado em audiência

Fotos/Blog Itiruçu Online.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Itiruçu, nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, foi apresentado em audiência pública, na tarde dessa quarta-feira (06), nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, e contou com representantes do Executivo Municipal, do Legislativo, Imprensa e não houve a participação da sociedade.

O documento prevê as diretrizes para os próximos 20  anos em relação à prestação e ampliação da cobertura dos dois serviços no município. O PMSB do município inclui diretrizes como ampliação do índice de atendimento de esgotamento sanitário; melhorias nas soluções de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, especialmente para a zona rural; ampliação do sistema de produção de água que visa receber água do novo Sistema anunciado pelo governador Rui Costa, captando água do Rio Paraguaçu.

Itiruçu vive o pior momento na sua histórica com a crise hídrica e, nesse sentido, assim que abertas as sugestões aos presentes, logo surgiram questionamentos sobre ações que vão garantir o abastecimento no município nos próximos 6 a 8 anos, período que é estimada a chegada da transposição do Rio Paraguaçu.

Dentre as sugestões para incluir o Plano Municipal de Saneamento, constou opiniões de reflorestamento de mananciais, estudos de um novo sistema. A ideia sugerida pelo Jornalista Tiago Santos foi  para amenizar a situação do município com o desabastecimento atual, sugerindo a extensão da adutora do Entroncamento a Itiruçu, já que a Embasa abastece do mesmo sistema através de carros-pipa, o que diminuiria o custo. A Obra estaria adiantada também para que o Entroncamento possa receber água do Rio Paraguaçu.

A Audiência foi coordenada pelo engenheiro da Embasa/Jequié, Waldson Luz, que detalhou o Planejamento e apresentou dados do sistema de abastecimento de Itiruçu, conforme imagens acima.

O vice-prefeito Gilmar Machado representou o executivo municipal. Os vereadores Jó de Jú e Sidimar Santos foram os únicos do Legislativo presentes.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas