Percorrendo a Bahia pela candidatura de Eures à presidência da UPB, Quitéria confirma intenção de ser deputada

Quitéria apresentou Eures aos prefeitos do Vale Jiquiriçá. Foto/Itiruçu Online

Maria Quitéria (PSB) foi à primeira mulher a presidir a União dos Municípios da Bahia (UPB) – por dois mandatos consecutivos, e também exerceu dois mandatos consecutivos no município de Cardeal da Silva. A ex-prefeita antes de deixar o cargo de presidente da UPB, trabalha para  a escolha de seu sucessor no comando da entidade, que agora não será mais por chapa única. Duas candidaturas disputam o posto de presidente da União dos Municípios da Bahia: o prefeito  Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), e o chefe do Executivo de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT), que  resolveu lançar sua candidatura.

Eures presidente e Juliano vice, é a chapa de Quitéria na UPB.

Percorrendo os territórios do estado, onde goza de aceitação entre os gestores, Quitéria apresentou Eures Ribeiro na eleição de renovação da mesa diretora do Convale (Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá)), onde 20 municípios são representados pela entidade. Após apresentar seu candidato, a ex-prefeita  saiu satisfeita com a posição dos prefeitos, sinalizando apoio de 100% entre os que estiveram presente.

“Precisamos de mais prefeitos defendendo os municípios no congresso”, diz Quitéria

Em entrevista ao Blog Itiruçu Online, Quitéria elogiou a atuação dos prefeitos do Vale Jiquiriçá, classificando como um Consórcio unido.  – “O Vale Jiquiriçá sempre teve um Consórcio muito unido. A gente precisa cada vez mais estar presente nestes eventos regionais, pois todos os municípios da região são atuantes e com uma participação forte dentro da UPB. Não poderia deixar de comparecer aqui hoje no dia da eleição para apoiar nossos prefeitos e, claro, dá boas-vindas aos novos, como também para pedir o apoio a nossa sucessão da UPB com nosso candidato, que é Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa. Assim como eu, Eures vai assumir a UPB em seu segundo mandato, que é muito mais fácil, pois já tem um conhecimento e sabe os caminhos. Estamos percorrendo as regiões, estou entregando o mandato, a eleição será dia 25 e precisamos está presente para não deixar um trabalho que começou lá atrás com Caetano e de outros presidentes parado. A causa municipalista precisa permanecer viva. Estamos mostrando aos novos prefeitos (a) que estão chegando, explicando a missão e o que este 1% conseguido através da UPB vai representar em Junho de cada ano no acréscimo do FPM, que é uma conquista dos movimentos municipalista da UPB”, Justificou Quitéria.

 

Legado de Quitéria na UPB

 

A ex-prefeita pontuou, durante a entrevista, o legado que deixará das lutas municipalistas frente à União dos prefeitos e desatacou a aproximação do Tribunal de Contas como um avanço que levou conhecimento aos gestores municipais.  – “Foi um marco pioneiro no Brasil inteiro quando pegamos o Tribunal de Contas para fazer o trabalho pedagógico, viajando todas as regiões e levando o TCM para estar junto com os técnicos das prefeituras fazendo a capacitação, mostrando que o Tribunal também tem o lado pedagógico e não atua apenas como punidor, mas como orientador. Conseguimos com a luta da UPB aumentar o FPM em 1% no ano. Sabemos que recursos nunca são demais, pois as emendas os deputados destinam aos municípios, mas aquele prefeito que não tem um deputado não terá emendas, já o  FPM é destinado para todas as prefeituras. A luta municipalista teve o apoio suprapartidário com apoio de todos os congressistas, isso mostra que a UPB é uma união de todos os municípios. Nosso legado, e continuo batendo nessa tese, é de mostrar que a UPB não tem que ter imposição e forças que não a de prefeitos, pois estamos ali para mostrar ao governador, aos deputados e senadores que temos necessidades. Este 1% no meio do ano, é uma ajuda significativa para os municípios que irão realizar festa como o São João. É uma ajuda significativa e foi um legado de nossa gestão, assim como a modernização da UPB, ampliação da engenharia, fizemos a ampliação interna melhorando o atendimento às prefeituras com o corpo técnico de engenheiros, advogados, além da capacitação através de cursos de convênios. Isso é um legado que todos que entrarem deve continuar, pois é necessário estar presente nas regionais e não só na entidade em Salvador. Descentralizamos: esta é uma marca da gente, levamos o conhecimento para os consórcios e as associações de prefeitos. Tivemos, por exemplo, em Jequié, duas vezes com os cursos do tribunal de contas trazendo conselheiros e técnicos do Tribunal. A interação da gente com o Ministério Público Federal e Estadual, isso tudo nos leva a crê que nossa gestão foi de sucesso perante aos órgãos de controle, que graças a Deus passaram a enxergar os municípios com outro olhar, que é o da responsabilidade”, pontuou Quitéria.

 

Candidatura a deputada.

 

Figurada como uma das forças da Base do governador Rui Costa no estado, Quitéria é um dos nomes que sairá a deputada, se estadual ou federal, ela (Quitéria) não confirmou durante a entrevista ao Itiruçu Online, mas confirmou a vontade de colocar o nome à disposição dos baianos, garantindo que o congresso precisa ter mais políticos que foram prefeitos na defesa dos municípios. – “Tanto eu como o Zé Cocá, quanto os prefeitos que têm um trabalho regional, temos esta legitimidade para buscar amanhã uma candidatura. Defender se estadual ou federal ainda é cedo. Sei que é uma eleição disputada, pois já temos os deputados de mandatos que são fortes e temos que construir neste um ano e meio uma continuidade de nosso trabalho municipalista. Defendo que tenhamos prefeitos deputados, pois somos nós, os prefeitos, que conhecemos a realidade dos municípios, que independente de prefeitura rica ou pobre, com recurso ou sem recurso, estamos atendendo a demanda diária que nasce a morre em nossa cidade. É a cidade e as prefeituras que cuidam do povo. Precisamos de mais prefeitos, como temos hoje na assembleia e ainda pouquíssimos no congresso.  Precisamos de mais prefeitos defendendo os municípios da Bahia”, declarou a ex-prefeita, Maria Quitéria.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas