Justiça Eleitoral promove ações em cinco capitais sobre a importância do voto consciente

214d1241-43ff-4b37-85bf-8cdfb9fe17d7

“O que você quer melhorar na sua cidade?” e “Você sabe quem pode resolver isso?”. Nesta quinta-feira (29), eleitores das capitais dos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Tocantins serão convidados a responder a essas perguntas em uma ação de conscientização a ser realizada em locais de grande movimento nessas cidades.

O evento é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais dos respectivos estados. Visa reforçar a ideia de que uma população bem informada sobre seus direitos e deveres e esclarecida sobre a importância do voto é o primeiro passo para formar um eleitor consciente e atuante na sociedade.

Durante a ação, serão instaladas urnas eletrônicas em locais estratégicos, onde os eleitores serão convidados aopinar sobre o que pode melhorar em sua cidade e quem pode fazer isso.

O objetivo é estimular a participação do cidadão não apenas nas eleições, mas nos destinos de sua cidade. “Para isso, é fundamental conhecer o candidato, a vida pregressa e não se submeter à compra de votos”, destaca a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira.

Pioneirismo

A iniciativa pioneira só foi possível graças à parceria firmada entre a Assessoria de Comunicação do TSE e a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, que, juntos, criaram um programa específico com as perguntas elaboradas pelos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.

Em Salvador (BA), a ação acontecerá no Shopping Center Lapa, das 10h às 12h. Em Goiânia (GO), será realizada das 10h às 17h, no Shopping Araguaia. Em Belo Horizonte (MG), a iniciativa acontece na rodoviária da cidade, das 7h às 13h30. Em Curitiba (PR), acontecerá na Praça Rui Barbosa, das 11h às 13h. Em Palmas (TO), foram selecionados três locais para a ação: Taquaralto (a partir das 8h); Palmas Shopping (a partir das 12h) e Feira Coberta (a partir das 17h).

Redes sociais

Além da ação de mobilização nas cinco capitais, o TSE e o Ministério Público Eleitoral (MPE) se unirão no mesmo dia para realizar uma mobilização via redes sociais sobre o tema. O “tuitaço” #VotoConsciente também irá promover a importância da vigilância do cidadão e a necessidade de denunciar irregularidades que sejam identificadas.

A intenção é levar até o eleitor informações de utilidade pública, mensagens de cidadania e dados sobre os canais de denúncia de crimes eleitorais, além de disseminar a ideia do voto consciente para a escolha de prefeitos e vereadores. Todos são convidados a tuitar, nesta quinta-feira, a partir das 17h, sobre a importância do voto consciente usando a #VotoConsciente. Para saber mais, entre em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected]

Envolvimento

Ao reunir diversas instituições envolvidas no processo eleitoral, assim como representantes da sociedade civil e formadores de opinião, a iniciativa também busca deixar claro que a escolha feita na eleição terá efeitos nospróximos quatro anos. Dessa forma, o cidadão deve estar vigilante e denunciar as irregularidades.

A ação irá envolver todos os Tribunais Regionais, assim como todas as Procuradorias Regionais, e também diversas instituições públicas e privadas convidadas. O Twitter Brasil apoia a ação e irá auxiliar em sua divulgação.

MM/LC


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas