Itiruçu: Na contramão da crise, Câmara aprova 13º salário para vereadores

E a crise? Acabou? Em Itiruçu, ao menos para os vereadores, sim. Enquanto a prefeitura se ver na obrigação de demitir pais e mães de famílias para equalizar as contas públicas, os vereadores devem contar com um recurso a mais no final de ano: ganhou o 13º Salário.  E, conforme aprovação, o 13º foi aprovado por unanimidade.

 

O projeto regulamenta a liberação do 13º salário aos vereadores.  Até as 21h42 desta sexta-feira (08/12) o projeto não havia sido publicado no Diário Oficial da Câmara Municipal. Apesar da aprovação, ainda não se sabe se os vereadores receberão o 13º ainda em 2017 ou se será pago apenas em 2018.  A Reportagem tentou contato com vereadores, mas até o fechamento desta edição ninguém quis comentar o assunto.  O que se sabe é que a sessão onde foi aprovada a regulamentação do 13º salário ocorreu há poucos dias no período da tarde.

 

A Câmara Municipal tinha as transmissões das sessões retransmitidas ao vivo pela emissora de Rádio Local, a Itiruçu FM, mas nessa legislatura os serviços foram suspensos, o que tirou a comunidade de acompanhar de perto o trabalho dos vereadores, já que o rádio era ouvido por 90% da população. Nesse caso, um projeto como esse, que dá aos vereadores o 13º salário, enquanto o município demite durante a crise financeira, certamente estariam na boca do povo.

 

Avaliação:

 

Na cidade a maioria dos vereadores são assistencialistas e trabalham ajudando eleitores nas suas necessidades. O 13º certamente irá folgar os que trabalham dessa forma. Recentemente,  um grupo de pessoas tentaram, sem sucesso, criar um projeto de iniciativa popular para tonar a função de vereador gratificada com salário equiparado ao de professor de 40h/ou minimo, no pressuposto de que um vereador trabalha na sua função de Legislador apenas uma vez na semana, que é quando se realiza a sessão da casa. Os outros dias são  livres para trabalhos do mandato ou não, ficando a critério de cada.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas