Equipe contábil de Itiruçu participa do encontro de orientação com gestores sobre encerramento de mandato promovido pelo TCM

6413ef5a-2b3c-4ea9-bfbc-5cb84dc7b115

O Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB promoveu nesta sexta-feira (29/04), no auditório da UPB, mais uma edição do Encontro de Orientação do TCM com os Gestores Municipais, desta vez voltado para o encerramento de mandato. A abertura contou com a presença do presidente do TCM, conselheiro Francisco Netto, do diretor geral da Escola de Contas, conselheiro Plínio Carneiro Filho, e da presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria.

Os profissionais da equipe contábil da prefeitura de Itiruçu, representados por Geovane Bitencourt, Cláudia, Fábio Moreira, além do vereador e contador Paulo Ézio.  Paulo Ézio presta serviços na área contábil em outros municípios. Em Itiruçu exerce o mandato de vereador. O curso é uma oportunidade de clarear o conhecimento.

O encontro abordou temas específicos sobre o encerramento do mandato,  contando com palestra do procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCM, Danilo Diamantino Gomes, sobre as principais providências exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, seguida da participação do diretor adjunto da Escola de Contas, Adelmo Gomes Guimarães, falando sobre o papel do controle interno.

Também foram promovidos debates sobre os “Principais motivos para rejeição de contas no último ano do mandato”, pelo assessor jurídico Alessandro Prazeres, “Fixação de subsídios de agentes políticos”, com o auditor de controle externo Antônio Dourado, “Vedações da Lei Eleitoral na perspectiva do TCM”, ministrado pelo chefe da Assessoria Jurídica Antônio Emanuel de Souza, “Procedimentos administrativos: renovação de contratos, novas licitações de serviço e fornecimento de material”, com a assessora jurídica Maria da Conceição Castellucci, “Artigo 42 da LRF: despesas nos dois últimos quadrimestres”, pelo diretor de controle externo Josival de Cristo Santos, e, finalizando o evento, o diretor de Tecnologia e Informação do TCM, Pedro Vieira, tratará da “Prestação de contas eletrônica: e-TCM em números”.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas