Convale: Prefeitos discutem Segurança Pública nos municípios 

Na última assembleia do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá, realizada  no dia 07,   os prefeitos discutiram  temáticas inerentes a Segurança Pública dos Municípios do Território, além de conheceram uma plataforma de Gestão Educacional do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com objetivo de inserção em todos os municípios, que foi tema levado pelo presidente da entidade e prefeito de Planaltino, Joseval Alves Braga (Zeca Braga).

Além do presidente do Convale, participaram da Assembleia os prefeitos de Maracás, Uilson Venâncio Gomes de Novaes (Soia); Prefeito de Nova Itarana, Antônio Dannilo Italiano de Almeida (Danilo).

Os representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, a Delegada de Polícia Civil, Dra. Viviane Rosa de Alcântara; o  Delegado de Polícia Civil Regional de Jequié Dr. Fabiano Santos Aurich; o  Major da 93ª CIA de Polícia Militar, Sr. Eroney S. Santana; e o Tenente da Policia Militar, Sr. Alan Jackson Dias de Souza,  discutiram com os prefeitos presentes acerca das estruturas das delegacias no intuito de buscarem parcerias para melhorar as condições de trabalho para os funcionários das mesmas. Na oportunidade os prefeitos dos municípios de Planaltino e Maracás requereram plantões de atendimento nos finais de semana nas delegacias de suas respectivas cidades. Em resposta, os representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia informaram que foram contemplados com o aumento da tropa da Polícia Militar da 93ª CIA.

O Prefeito de Planaltino e Presidente do CONVALE, Zeca Braga, solicitou a presença da Polícia Militar, bem como Polícia Civil nas zonas rurais das cidades que estão com alto índice de ocorrências policiais.

Plataforma de Gestão Educacional do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

No mesmo dia foi apresentado pelas professoras Maria Helena Chaves Silva, Coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – NAIPD/UESB e a professora Cláudia Ribeiro Lopes, responsáveis pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – CPDS, a proposta de utilizar a expertise desenvolvida por estudantes e professores da universidade na área de tecnologia da informação e avaliar como pode ser aplicada na Educação Básica.

O presidente do CONVALE, no intuito de trazer para os municípios consorciados a tecnologia apresentada pela UESB, vendo como uma grande ferramenta que ajudará os gestores no desenvolvimento da educação de seus municípios, levará para a próxima assembleia com maior número de prefeitos o citado projeto, ressaltando “que envolverá na oportunidade os membros do EDUCAVALE no próximo encontro do CONVALE para avançar com os projetos ligados a educação”.

 

A professora Cláudia Lopes referiu também um projeto que já está sendo realizado pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, denominado ESPAÇO FUTURO, modelo de espaço tecnológico de inclusão Sociodigital Produtivo, que decorre da identificação do processo de adequação conceitual e física dos antigos Centros Digitais de Cidadania (CDCs) frente às novas demandas sociais, suportadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, assim como as novas necessidades de espaços coletivos multiuso que potencializem práticas sociais de experimentação, criação, colaboração, compartilhamento de informações, saberes e fazeres capazes de promover transformações substanciais na realidade cotidiana das comunidades locais, proporcionando-lhes progresso e prosperidade coletiva. *Blog Itiruçu Online.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas