O Vitória da Conquista conquistou uma vantagem significativa para se sagrar campeão baiano ao vencer o Bahia por 3 a 0, na tarde deste domingo (26), no Lomanto Júnior. A superioridade da equipe do técnico Evandro Guimarães ficou evidente por toda partida, enquanto o tricolor praticamente não entrou em campo.
Os gols foram marcados por Fausto e Diego Aragão, na etapa inicial e André Oliveira, o “André Beleza”, na metade da etapa final. Agora o Bode pode perder por até 2 gols de diferença, na Arena Fonte Nova, que ainda assim garante a taça do certame.
O jogo:
1º tempo – O jogo começou truncado com Bahia e Vitória da Conquista alternando as ações de ataque, mas sem levar perigo ao gol adversário. Nos 10 primeiros minutos de jogos o único destaque na partida foi o gramado do Lomanto Júnior, em evidente falta de qualidade.
Clima tenso! Aos 14 minutos Jean cai para encaixar bola laçada na área e é atingido na boca pelo bico da chuteira de Tatu. Árbitro não deu cartão.
Aos 17 minutos após cobrança de escanteio de Bruno Paulista, Maxi pega a sobra livre de marcação e solta uma meia bicicleta. Pegou mal na bola.
O Bode começa a dominar as ações da partida, mas não consegue ser efetivo na concretização dos lances, mas aos 19 minutos, Tatu puxa um belo contra-ataque e sai de cara com Jean, mas chuta a bola por cima do gol.
Aos 27 minutos Apodi faz cruzamento pela direita de ataque e Jean sai mal de soco deixando a bola nos pés de Carlinhos. O atacante manda para o gol aberto, mas Titi salva o Bahia.
Mais pressão! Carlinhos recebe cruzamento sem marcação na área tricolor, mas manda a bola por cima do gol.
Perdeu! Tatu faz grande jogada, passa por Souza, Titi e Thales, mas erra o chute e praticamente atrasa a bola para o goleiro Jean, aos 40 minutos.
O Bahia reagiu aos 42 minutos em boa jogada de Léo Gamalho, que passou de cabeça para Kieza, mas Viáfara esperto no lance, saiu para abafar o lance.
Sem mais nenhum lance de efeito, Lúcio Silva deu por encerrada a etapa inicial após somente 1 minuto de acréscimo.
2º tempo – As equipes voltaram sem mudança para a etapa complementar, mas o Bode saiu logo para o ataque, novamente pela direita, com Apodi que foi contido com falta.
Gol! Na cobrança de falta, o volante Fausto, ex-Bahia, escorou de cabeça no canto direito do gol de Jean para abrir o placar.
Na trave! O tricolor não se abateu com o gol e partiu para o ataque. Maxi recebeu passe em profundidade e bateu firme, mas caprichosamente a bola acertou o travessão e a trave esquerda de Viáfara, aos 10 minutos.
Aos 16 minutos, Jean sai mal novamente, mas Tatu não aproveita a chance para ampliar o placar.
O Bahia buscava o gol de empate, aos 17 minutos, Pitonni manda bola por cima dentro da área do Bode, Kieza domina, mas na hora do chute é travado pela defesa.
Gol! O meia Diego Aragão amplia o placar após falha do zagueiro Thales, que tenta afastar, mas ajeita a bola com açúcar e com afeto para o chute preciso no canto direito de Jean, aos 22 minutos.
Gol! Defesa do Bahia cochila e André Oliveira recebe passe dentro da área. O meia arma o chute e manda a bola no cantinho para aumentar a vantagem do Bode, aos 28 minutos.
O Bahia tenta reagir com Zé Roberto, aos 38 minutos, que fez boa jogada pela direita, invadiu a área do Bode e cruzou para corte da zaga.
Ainda fazendo pressão para diminuir o prejuízo, o tricolor tenta com Kieza, que cabeceia sozinho dentro da área, para fora, aos 48 minutos.
O juiz ergueu o braço aos 49 minutos para decretar o final de uma partida brilhante jogada pela equipe do Vitória da Conquista.
Ficha Técnica:
Campeonato Baiano – Final [ida]
Vitória da Conquista 3 x 0 Bahia
Local: Estádio Lomanto Júnior
Data: 26/04/2015
Horário: 16h
Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo
Auxiliares: José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias
Cartões amarelos: Viáfara, Tatu e Fernando Belém (Vitória da Conquista); Tony e Léo Gamalho.(Bahia)
Gols: Fausto, Diego Aragão e André Oliveira (Vitória da Conquista)
Vitória da Conquista: Viáfara; Apodi, Fernando Belém, Silvio e Mateus Leoni; Fausto, Maicon, Diego Aragão e André Oliveira; Carlinhos e Tatu (Erivelton). Técnico: Evandro Guimarães.
Bahia: Jean; Tony (Yuri), Thales, Titi e Bruno Paulista; Wilson Pittoni (Zé Roberto), Souza, Tiago Real; Maxi Biancucchi (Rômulo), Kieza e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Soares
Valera Notícias.