A Vigilância Sanitária do município de Itiruçu, que já recebeu denuncias sobre o descarte do esgoto doméstico nas Ruas de alguns Bairros da Cidade, agora, também receberá oficialmente através de uma indicação do vereador Roberto Silva, que cobra ação na proibição por meio de rígida fiscalização no município.
O parlamentar está no primeiro mandato e foi até aqui o único que se preocupou com as reclamações na cidade. “Não posso ignorar as denúncias, pois assim que as recebi fiz questão de averiguar os lacais indicados e, acreditem, é assustadora a quantidade de residências que despejam o esgoto doméstico nas Ruas, além de jogarem lixo fora do horário de coleta seletiva, o que aumenta ainda mais a presença de cachorros e urubus nas Ruas de Itiruçu. É um problema que devemos abraçar e cobrar da Vigilância Sanitária ações que solucionem os problemas. Até no Centro da cidade onde não deveria ter esse descarte do esgoto e do lixo doméstico, sobretudo, por serem ruas que agrega o sistema de esgoto.
No inicio do ano, após matéria no Itiruçu Online tratando o assunto, a Vigilância até visitou uma das residências denunciadas, mas os moradores continuaram ainda mais desacatando a orientação e tornou maior o esgoto nas Ruas, ficando 24h despejando água suja. Até o fechamento desta edição não se viu trabalho de fiscalização nas residências do município com objetivo de coibir o despejo de águas servidas jogadas nas vias publicas.
“Essa água é solta nas ruas e destrói os calçamentos, além de aumentar a presença de moscas, muriçocas, além de proporcionar o crescimento do mato nos canteiros das ruas. A água acumulada nos buracos exala mau cheiro e prejudica a saúde pública. Os moradores devem demonstrar mais amor por Itiruçu com o fim dessas práticas erradas”, alertou Robertão.
Em dias que os moradores resolvem despejar o esgoto doméstico no mesmo dia, até a Porta do Hospital Municipal recebe o acumulo do esgoto, também, a via de acesso ao Hospital fica alagada com a água servida. Caso seja de residências de pessoas classificadas como de baixa renda, o município, como sugestão, deve iniciar um programa de ajuda na perfuração de fossas sépticas, o que é permitida em bairros que não possuem o sistema de esgoto. O que não deve continuar são as Ruas recebendo esgoto doméstico dos que não se preocupam com o bem-estar de outros.
O que é e como é tratado o esgoto doméstico
O esgoto doméstico é, basicamente, todo o lixo que produzimos utilizando água: da pia da cozinha, água de lavagens de roupas, carros a água que escorre pelos ralos do chuveiro, das pias e demais ralos espalhados pela casa.
Formado de 99% de água e 1% de resíduos sólidos, este esgoto carrega grande número de organismos vivos nocivos à saúde humana e animal como protozoários, vermes, vírus, bactérias.
Além dos problemas já relatados o descarte incorreto do esgoto doméstico causa mau cheiro. Portanto, se você quer sua cidade saudável e agradável siga estas orientações, se houver dúvidas, consulte um profissional capacitado e cobre das autoridades competentes as soluções mais adequadas para os problemas relacionados á coleta e tratamento do esgoto doméstico. Nossa saúde agradece.