Alguns dias após o vereador Josevi Umburanas do PMDB, se rebelar contra a contratação de Jorge Nunes para chefiar o Distrito de Upabuçu, o vereador confirmou que deixa a base de apoio do Executivo na Câmara para integrar o bloco de oposição.
Duda havia ameaçado rachar com o grupo liderado pelo prefeito tucano Wagner Novaes há alguns dias, mas foi contido por aliados. Segundo o pronunciamento do edil, a decisão foi movida por não conseguir a demissão do administrador do Distrito de Upabuçu, segundo ele (Duda) a vaga foi indicada pelo seu gabinete, mas foi traído pelo indicado (Jorge Nunes) que não votou em seus candidatos e fez ofensas em redes sociais contra o vereador, segundo a acusação do vereador em discurso na Câmara nesta terça-feira (21).
Com a saída do vereador, a base ficará com 04 parlamentares: Agnaldinho Lopes (PROS), Paulo Ézio (PSB), Robson Mauro (DEM) e Val Caetano (SSD). Outro vereador da base, Robson Mauro Ribeiro (DEM), anunciou que irá abandonar nos próximos dias a base do prefeito para unir-se a oposição.
Já a oposição sobe para cinco: Alexandre Maimone (PC do B), Júnior Petrúquio (PT), Nilman Brochini (PTB), Nino Mota (PT) e agora Josevi Umburanas (PMDB). Caso o vereador Robson cumpra a promessa de abandonar o grupo tucano, a oposição passará a Seis cadeiras na Câmara.
Ainda em justificativa, o vereador Duda assegurou que pediu a demissão do administrador do Distrito de Upabuçu e que o gestor havia garantido que no dia 07 de Outubro sairia à demissão: o que não aconteceu. No entanto, o ex-prefeito Aílton Cezarino interferiu na demissão, o que acabou irritando o vereador, pois exigia a exoneração antes do dia 30, data prevista para demissão de 100% dos cargos comissionados e secretariado.
A repercussão não foi positiva pelo motivo que o vereador abandonou a base aliada do prefeito: não conseguir uma demissão de um funcionário da gestão ou seu remanejamento de cargo; o vereador queria uma postura de expulsão de Jorge Nunes da gestão para que ele permanecesse na base, além de alegar problemas de ordem pessoal.