Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza, no período de 7 de julho à 11 de agosto, as conferências territoriais de segurança alimentar e nutricional.
A superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Bahia, Rose Pondé, visitou a UPB para solicitar apoio da entidade na mobilização dos territórios. A presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria, colocou a estrutura operacional da entidade à disposição da secretária para sensibilizar os municípios. Segundo ela, “as conferências territoriais terão papel fundamental para nortear as ações de governo e traçar diretrizes”. A V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN) será realizada na cidade de Salvador de 26 a 28 de agosto de 2015.
A iniciativa, que conta com a parceria do Grupo Governamental de SAN (GGSAN), do Governo do Estado, tem como meta ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, o direito humano à alimentação adequada e saudável da população baiana, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Para Rose Pondé, “as atividades das conferências devem reforçar o seu caráter político, formativo e de mobilização, como instância do SISAN que concretiza a participação democrática e cidadã, levando os debates e os avanços obtidos para a agenda do estado, dos territórios e dos municípios”.
A ação reunirá cerca de 1.600 pessoas, entre elas delegados, convidados e observadores, representantes do poder público e sociedade civil, e acontecerá em 20 municípios baianos. As atividades acontecerão durantes dois dias, das 9h às 17h, por meio de três eixos temáticos, que discutirão sobre avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
As conferências fazem parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª Cesan), que acontecerá de 26 à 28 de agosto, em Salvador.
Serviço:
O quê: Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional
Quando: de 7 de julho à 11 de agosto
Onde: em todos os Territórios de Identidade da Bahia
Confira a programação
TERRITÓRIO
CIDADES
DATAS
Irecê
IRECÊ
07 e 08/07
Chapada Diamantina + Piemonte do Paraguaçu
ITABERABA
10 e 11/07
Bacia do Jacuípe + Sisal
CONCEIÇÃO DO COITÉ
14 e 15/07
Portal do Sertão
FEIRA DE SANTANA
04 e 05/08
Sertão do São Francisco
JUAZEIRO
07 e 08/07
Piem. Norte do Itapicuru + P. da Diamantina
SENHOR DO BONFIM
10 e 11/07
Recôncavo
STº ANTONIO DE JESUS
14 e 15/07
Baixo Sul
VALENÇA
17 e 18/07
Vitoria da Conquista
VITÓRIA DA CONQUISTA
07 e 08/07
Médio Rio de Contas
JEQUIÉ
10 e 11/07
Vale do Jiquiriçá
JAGUAQUARA
14 e 15/07
Médio Sudoeste
ITAPETINGA
22 e 23/07
Extremo Sul + Costa do Descobrimento
TEIXEIRA DE FREITAS
27 e 28/07
Litoral Sul
ITABUNA
30 e 31/07
Itaparica + Semiárido 2
PAULO AFONSO
10 e 11/08
Litoral Norte/Agreste Baiano
ALAGOINHAS
28 e 29/07
Bacia do Rio Grande
BARREIRAS
27 e 28/07
Bacia do Rio Corrente + Velho Chico