Um trabalhador que exerce suas atividades durante a semana na cidade de Jequié, procurou a equipe de combate ao covid-19 de Itiruçu para relatar que realizou o teste rápido na cidade vizinha e que positivou para covid-19. Por ter avisado no início da noite o município não atualizou o Boletim, mas de acordo com informações colhidas pelo Itiruçu Online, a Secretaria de Saúde realizará um teste rápido neste sábado, dia 06, e sendo confirmadas as informações, deve realizar em pessoas com quem manteve contato, para que os dados sejam do município. A Pessoa não trabalha na área da saúde e, refazendo o exame, conforme foi informado para a comitê de combate, sendo novamente positivo, é caso importado de outro município.
O Blog tentou confirmar onde teria sido feito o teste rápido pelo trabalhador em Jequié, mas não conseguiu obter detalhes com a Secretaria de Saúde de Jequié. Se o informado for confirmado, o resultado já deve constar no boletim da cidade Sol.
A Secretaria de saúde segue os protocolos de suspeitos e orienta o paciente a cumprir todos as orientações estabelecidas para o isolamento e de possíveis contatos. De acordo com a Secretaria de Saúde, o teste será feito e atualizado o Boletim de acompanhamento.
Casos na Bahia
A Bahia registra 26.419 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Os 2.956 novos casos contabilizados no boletim epidemiológico desta sexta-feira (5) não representam pessoas infectadas nas últimas 24 horas. Eles refletem tão somente o correto preenchimento dos sistemas ministeriais por parte das Secretarias Municipais Saúde, ao finalizar casos que estavam em investigação desde o início da pandemia de Covid-19, evidenciando assim, a adequada articulação com a autoridade sanitária estadual.
Os 29 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico referem-se a um período de 14 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, também não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.
Considerando o número de 26.419 casos confirmados, 11.464 recuperados e 819 óbitos, 13.866 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 3.850 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Os casos confirmados ocorreram em 334 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (58,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (7.171,97), Itajuípe (6.637,06), Uruçuca (6.433,06), Urandi (5.342,78) e Salvador (5.282,44).
O boletim epidemiológico registra 43.706 casos descartados e 140.239 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (5).