O futebol amador tem uma pré-temporada diferente do profissional. Sem espaços para treinos táticos e físicos, as equipes buscam na qualidade dos atletas o diferencial para os desafios do ano. A qualificação dos elencos é feita na persistência e testes com jovens mesclado a jogadores experientes. A União Desportiva Itiruçu entra no seu 5º ano de fundação com uma organização diferente dos últimos anos, buscando, além de promover o futebol, adentrar em projetos de outras modalidades esportivas.
Neste domingo (22), a equipe visitou o município de Lagedo do Tabocal para enfrentar a seleção da cidade, em jogo preparatório para maior competição amadora do interior da Bahia, a Copa Intervale, que deve reunir mais de 70 equipes na edição de 2023. Com um elenco jovem na média de idade nos 25 anos, a equipe encarou o selecionado Lagedense, destaque na região pela boa campanha na edição anterior da Intervale.
A seleção de Lagedo venceu por 2×1, aproveitando dois vacilos da equipe, que ainda descontou placar. O jogo serviu para o técnico Têti observar os atletas convocados para seleção Lagedense. Lagedo deve reforçar a equipe para disputa da competição.
Já a UDI também avaliou possíveis reforços para disputar competições oficiais ao longo do ano, baixando a idade dos observados.