Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Três pessoas são presas em Jequié durante operação para combater desvios de recursos do INSS

Três pessoas foram presas na cidade de Jequié, na manhã desta quarta-feira (09) acusados de integrarem uma quadrilha de fraudes em benefícios do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]. Outros quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos durante a Operação Criador, deflagrada pela Polícia Federal (PF).  A operação conta com o apoio do 19º Batalhão da Polícia Militar.

O montante desviado supera R$ 2 milhões obtidos através de concessões e saques fraudulentos de benefícios previdenciários pagos irregularmente. Alguns deles eram desviados há mais de dez anos. Além dos mandados judiciais, a Justiça Federal determinou também o bloqueio judicial de R$1,5 milhão das contas e bens dos investigados.

Segundo a Polícia Federal, o esquema foi descoberto a partir de uma denúncia feita no ano passado na delegacia da PF em Vitória da Conquista. Um morador de São Paulo (SP) relatou estava tendo dificuldades em obter o benefício de pensão por morte do companheiro, falecido em 2016. Na época, causou estranheza à pessoa o fato de que o companheiro nunca teria sido casado e que nunca teria ido à Bahia, como estava no sistema do órgão.

A partir das apurações em conjunto com o NUINP e com o apoio do novo sistema de inteligência da Polícia Federal – PROMETHEUS – foi possível confirmar que os supostos esposa e filho titulares do benefício previdenciário “pensão por morte” nunca existiram de fato e foram “criados” pelos investigados naquele mesmo ano de 2016 com o único objetivo de obter a vantagem indevida mencionada. Jequié Repórter.