Três escolas no município de Lagedo do Tabocal já estão ofertando educação em tempo integral. Duas delas estão localizadas na sede do município, situadas onde a avaliação social é considerada de vulnerabilidades gritantes.
De acordo com a Secretaria de Educação, as unidades visam oferecer infraestruturas físicas e pedagógicas adequadas para que os alunos passem o dia realizando as atividades.
“Nossa intenção é atender nesse primeiro momento localidades onde anotamos existir uma vulnerabilidade social de maior atenção. Tem sido uma experiência rica e, com tudo, acreditamos transformar em tempos mais humanos e solidários para as crianças que estão saindo de uma pandemia com a aprendizagem tão comprometida. É um sonho do prefeito Marquinhos compartilhado com a gente. Ele espera que até o final do ano cheguemos com mais de 50% das escolas municipais em tempo integral, meta estipulada por nosso Plano Municipal de Educação, que previa o percentual ainda em 2017, mas somente agora, em 2022, estamos avançando nesse sentido”, disse.
As escolas que já atendem na modalidade são: Escola Municipal Nova Esperança, Rua da Esperança no Povoado do São Pedro; Escola Municipal 13 de Junho, Rua 4 de Novembro; e a Escola Municipal Antônio Pedral, localizada à Rua Porcínio Rodrigues – Bairro Alvolândia.
Para o prefeito Marquinhos Senna, o desafio de conseguir adequar as escolas no atendimento em tempo integral é desafiador. De acordo com o gestor Lagedense, os esforços é para tornar o município com o maior número de escolas na modalidade educativa em sua gestão.
“Educação de qualidade é um compromisso da Administração Municipal, pois nosso objetivo é fortalecer ainda mais o ensino público da rede. Estamos muito satisfeitos em acompanhar as primeiras escolas inseridas nesse programa, só temos a melhorar à qualidade de vidas das crianças e das famílias. A Educação Pública de nosso município tem com certeza um ganho significativo, pois o programa potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes”, pontou o prefeito.