Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Trabalhadores da CS, prestadora de serviços da Embasa, paralisam atividades por atraso de salários no Vale Jiquiriçá

Os (as) funcionários (as) da empresa CS, uma das terceirizadas da Embasa em Jequié, realizam na manhã desta terça-feira (10) uma paralisação em protesto contra o atraso no pagamento de direitos trabalhistas. De acordo com informações apuradas, a CS tem pendências como o pagamento de salários e vale alimentação.

Além disso, há relatos de funcionários com férias vencidas e sem perspectiva para usufruírem desse direito básico. A Embasa já rescindiu o contrato com a mesma empresa na região de Ipiaú por problemas de atrasos com funcionários.

Em outubro de 2024, a Embasa foi multada em quase R$ 400 mil pela Prefeitura de Jequié devido à má qualidade dos serviços prestados pela CS. O prefeito Zé Cocá, à época, criticou a atuação da terceirizada, mencionando, entre outros problemas, buracos abertos nas vias públicas que chegam a ficar sem reparo por até dois meses.

De acordo com o SINTICESB (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza, Conservação e Serviços Terceirizados da Bahia), esses atrasos não são casos isolados, mas uma prática recorrente desde o início do contrato entre a CS e a Embasa, há mais de dois anos. Essa situação tem submetido os(as) trabalhadores(as) a um cenário de extrema insegurança e sofrimento, dificultando a manutenção de suas famílias e o desempenho de suas funções.

Embora a Embasa esteja em dia com suas obrigações contratuais, garantindo os recursos financeiros necessários, a gestão da CS insiste em desrespeitar os direitos trabalhistas, deixando claro o descaso com seus compromissos legais.

Itiruçu, Lagedo do Tabocal, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Jaguaquara , Itaquara, Santa Inês e as demais cidades do Vale tem os serviços paralisados que afetam diretamente o fornecimento de água. ( Itiruçu Online – Aqui Bahia).