O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PP), candidato à presidência da União dos Prefeitos da Bahia – UPB-, segue percorrendo os territórios do estado para angariar votos dos prefeitos para conseguir ser eleito presidente da entidade representativa dos municípios baianos. Eures terá na sua chapa o prefeito de Jaguaquara, Juliano Martinelli (PSD) como candidato a vice-presidente da UPB. Tanto Eures quanto Juliano são prefeitos que assumem o segundo mandato com alta aprovação popular nas ultimas eleições de outubro.
Ribeiro explicou a escolha do prefeito de Jaguaquara na chapa pela presidência da UPB. “Juliano é um grande prefeito, além de representar toda esta região que merece ser representada na chapa e na UPB. Juliano é um amigo e um parceiro, tenho certeza que junto comigo na UPB fará muito pelos municípios da Bahia”, justificou.
Em retribuição ao convite Juliano diz sentir-se representado por Eures: ” A humildade é o segredo do sucesso, se for pra somar, hoje o meu interesse independente da posição partidária é ver você, Eures, presidente. Eu me sinto hoje representado em você como representante da UPB. E não vai ser uma conquista só para Jaguaquara. Será uma conquista pra o Vale do Jiquiriçá, Será uma conquista para o Médio Rio de Contas e será uma conquista para o municipalismo baiano.”.
Candidato a UPB com apoio da atual presidente, a ex-prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, Ribeiro não poupou elogios a municipalista. “Quitéria foi um exemplo de presidente da UPB. A luta de 1% do FPM passou por Quitéria, dentre muitas outras conquistas. Nós temos várias outras no congresso Nacional, são 96 pautas. Entendo que esta crise econômica financeira passa pelo congresso nacional e é preciso pautar a repatriação, a divisão do bolo da receita, pois a maioria da receita fica com a união e com os estados, e os municípios onde possui a maior demanda ficam com a menor parte.”, pontua Ribeiro.
Pautas importantes do movimento municipalista serão debatidas no Congresso, de acordo com Eures, são 96 questões municipalistas a serem defendidas pelos deputados e que precisam da união dos prefeitos para alcançar êxito. – “Existem 96 pautas no congresso nacional precisando de nossa luta. A união dos prefeitos precisa fazer estas pautas andarem. Uma das pautas que precisamos levar a UPB é a questão da Coelba. É uma injustiça praticada pela Coelba na Bahia inteira. Temos a taxa de iluminação pública que é recolhida e não repassada aos municípios, e esta prática tem sido praticada anos e anos na Bahia de forma irregular e nos estamos sendo passivos e, por isto, quero levar esta bandeira para UPB e dialogarmos com o Tribunal de Contas, pois o TCM aprova nossas contas sem nem saber onde foi locado o dinheiro, irregular. Estes mecanismos eram usados pela Coelba quando ela era estatal. Tinha um setor dentro da Coelba pra fazer sangria com as prefeituras. A Coelba foi terceirizada e este mesmo setor continua explorando das prefeituras. Só no meu munícipio é 80/90 mil que estar sendo sangrado todo mês, imagine que isso é dinheiro de uma obra grande. Nós temos que discutir a questão da Coelba. Nós prefeitos aprovamos a taxa de iluminação publica nos nossos municípios, e, imagine você, esse é um imposto que não entra nos cofres das prefeituras… A UPB tem que entrar nessa briga.”- defendeu Ribeiro.
A saúde será uma pauta defendida pela UPB, assim garantiu o candidato à presidência. Dentro o assunto da área a regulação de exames de alta complexidade, considerado por Ribeiro um dos grandes problemas a ser defendido. – “Outra pauta que quero levar é à questão da saúde. Nós fazemos a questão da alta complexidade, que é obrigação da União e do Governo estadual. Toda alta complexidade precisa ir para o sistema de regulação e nós quando temos estes casos em nossos municípios, é um deus nos acuda, pois são jogados na regulação e acaba ficando de 5 a 8 dias e, muitas vezes, o paciente morre sem ter a vaga regulada. Nós, prefeitos, não sabemos que critérios usamos nestes casos. Nós que estamos na região de Barreiras, assistimos o município de Barreiras tomar contas de todas as vagas e nós municípios da região quando precisamos de regulação não temos, então, precisamos levar esta luta para UPB, pois necessitamos de um novo critério que estabeleça e regulamente um novo limite de regulação na Bahia. Tendo um núcleo dentro da UPB para quando alguém precisar ligar e ter uma voz para falar por nós”-, disse Eures.
As ações da Justiça, por meio do Ministério Público federal e estadual, tem tirado o sono dos políticos brasileiros. Operações contra corrupção como a Lava-Jato, levou vários políticos à cadeia e tirou o mandato de outros. Para Eures, o MP estabeleceu uma verdadeira guerra contra a classe política no Brasil. – “A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual estabeleceram uma verdadeira guerra com a classe política do Brasil. Nós, prefeitos, muitas vezes dormimos sem saber que no outro dia a Polícia Federal vai está na nossa porta. Bastou virar prefeito para que o princípio da inocência, onde todos são inocentes perante a Lei, passasse a ser o principio da punibilidade, onde todo prefeito está sendo bandido e ladrão perante o Ministério Público. Nós precisamos da UPB para dialogar com o Ministério Público Estadual e Federal para saber como é que deve ser o transporte escolar, que é hoje o que mais estar pegando para os prefeitos. Não sabemos como fazer com o transporte escolar, se licitamos ou se é cooperativa, então precisamos entender isto. É hora de sentarmos com o MP e estabelecer com a UPB qual é o entendimento. Invés de correr deles, nós devemos ir ao encontro pra buscar o entendimento. A maioria dos prefeitos quer fazer a coisa correta e, se queremos fazer o correto, precisamos saber o que é correto aos olhos do Ministério Publico”- disse Eures.
Eures teve o nome ventilado como possível candidato a deputado federal, informações consideras por ele ( Eures) como ‘plantadas’ para atrapalhar sua pretensão de governar a UPB. – “Não sou candidato a deputado federal como tem pregado as pessoas. Sou prefeito de um município com 2.8 de receita e quase 80 mil habitantes. Muitos deputados federais desejariam deixar de serem deputados federais para estarem prefeitos no meu município, então, não faz sentido eu abandonar o meu município no meio do mandato para ser candidato a deputado estadual ou federal. Já fui deputado estadual e abdiquei do mandato para ser prefeito de Bom Jesus da Lapa, então a informação não faz sentido. Não sou candidato a deputado em nenhuma das esferas. Sou sim, candidato a presidência da UPB e quero honrar e, se for possível, quero contar com apoio dos prefeitos do Vale Jiquiriçá para que juntos possamos defender as causas municipalistas. Este Consórcio do Vale é uma referência na Bahia inteira e tenho certeza que vai continuar trabalhando muito para melhorar a vida das pessoas”-, finalizou Eures Ribeiro em entrevista para o Blog Itiruçu Online.