Até o momento, faltando 08 dias para o Natal, a prefeitura de Itiruçu mostra que não fará decoração natalina em praças públicas este ano. É o cenário vista na Praça Adémário Meira, aonde nos anos anteriores era enfeitada no mês de dezembro e atraia visitantes de toda região.
Críticas, reclamações, insatisfação e revolta é o sentimento de quem quer vê a cidade em clima natalino. Nenhuma posição ou nota sobre o assunto foi dada pela prefeitura. O que sabemos é a alegação de crise financeira, ocasionando demissões e gerando crise no comercio local.
Os prefeitos regionais, inclusive o de Itiruçu, entraram na onda do cantor Pablo e estão dançando o arrocha da “Sofrência Financeira” e tomando medidas econômicas para ajustar as contas públicas. A crise é em decorrência da diminuição dos repasses do FPM, motivo da Sofrência dos Prefeitos.
Os comerciantes acreditam que a falta de enfeites desestimula as compras. “Natal é Natal. Com iluminação, a rua fica mais agitada e alegre. Sem enfeites parece que não estamos vivendo esse período tão bonito. As pessoas não sentem o clima de festa e compras. O comercio esta perdendo vendas em dezembro. A decoração Faz a diferença. Não digo prejuízos grandes, mas sempre mexe com o consumidor que não se sente interessado em fazer compras aqui.” Relata o comerciante Marcelo.
Mas será que uma simples decoração natalina iria ajudar aquecer o comercio local ou prejudicar os cofres públicos?