A Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, da Sesab, estão estudando novas análises laboratoriais com suspeitas na identificação de variantes Sars-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28, de Manaus em amostras de paciente entre o final de março e meados de abril, quando o município de Itiruçu registrou casos mais graves da doença e com o maior número de óbitos. As informações foram confirmadas ao Blog Itiruçu Online.
A equipe da SESAB visitou hoje a secretaria de Saúde de Itiruçu para tratar do assunto e, nesse caso, em se confirmando a circulação da variante. A secretaria de Saúde do município, ao perceber alterações nos sintomas dos infectados, celeridade e atipicidade nos casos, ligeiramente informou a Secretaria central para análises apuradas.
Isso reforça ainda mais o dever de o cidadão manter os cuidados quanto a prevenção na circulação do vírus. Dos casos da variante P.1 de Manaus confirmados na Bahia foram de casos mais graves, onde a maioria necessitou de hospitalização e outros morreram. A Bahia já confirmou casos da variante VOC B.1.1.7, do Reino Unido em outras cidades.