O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (7), proposta do senador Roberto Muniz (PP-BA) que cria a Comenda do Mérito Futebolístico Associação Chapecoense de Futebol, a ser concedida pela Casa, para homenagear empresas, atletas, dirigentes e outros profissionais que tenham se destacado em competições esportivas ou na promoção desse esporte. O texto vai à promulgação.
O senador se inspirou nos exemplos de solidariedade e espírito esportivo após o acidente com o avião da Chapecoense, que completou um ano no último dia 29. Em discurso, além de lembrar a comoção mundial pela tragédia, Roberto Muniz destacou o esportista Arthur Maia, uma das vítimas do acidente e que estava na Chapecoense emprestado pelo Vitória: “O Arthur Maia é um filho que vi crescer nas divisões de base. Vi brilhar, vi lutar pelo sucesso”.
De acordo com o PRS 1/2017, os senadores poderão indicar os concorrentes ao prêmio. O julgamento e a escolha das datas de premiação serão feitos por um conselho formado por um senador de cada partido com representação no Senado. O Conselho será renovado a cada dois anos. O autor sugere que o primeiro prêmio do tipo seja concedido ao Atlético Nacional de Medellín, “pela atitude do clube colombiano, que, diante da tragédia, solicitou à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) a concessão do título ao time brasileiro”.