23 delegados aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Segurança Pública ainda aguardam nomeação. Os novos delegados foram aprovados no concurso público realizado em 2013, que contemplou vagas para as carreiras de delegado, investigador e escrivão de polícia. 35 candidatos aprovados para o cargo de delegado e dos 16 direcionados à função de escrivão tiveram as nomeações publicadas em dezembro de 2016.
Receosos com o prazo final de convocação, a vencer em 14/04/2017, a Comissão dos Aprovados Delegado da Polícia Civil da Bahia, chama à atenção do governo baiano para a necessidade da convocação do restante. De acordo com informações levantadas pelo Itiruçu Online, com o novo fracionamento na convocação do dia 07/11/2016, ficaram apenas 23 delegados a serem nomeados, sendo que, em condição regular, só restam 15 delegados de polícia aptos a tomarem posse, já que os convocados subjudices (com pendências judiciais) não poderão ser nomeados até que essas pendências sejam sanadas.
De acordo com os aprovados, há mais de 150 cidades sem delegado titular, cidades que recebem delegados apenas uma ou duas vezes como substitutos e que deixam a população das cidades interioranas sem a devida atenção. Como restam apenas 15 delegados aptos a assumirem suas funções e, de acordo com publicação no diário oficial, afiançada na decisão do TCE/BA, que permitiu que as nomeações acontecessem de acordo com as vacâncias publicadas, o que, de acordo o ADPEB, já pode acontecer, já que já foram publicadas mais de 15 vacâncias no Diário Oficial do Estado da Bahia até o mês de janeiro de 2017. Certo é que a segurança precisa de atenção, principalmente nas cidades do interior do estado.