Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino, Irajuba e o Entroncamento de Jaguaquara são os municípios que estão constantemente lembrados na imprensa pela falta de água, oriunda do desabastecimento no Sistema da Empresa Baiana de Água e Saneamento – EMBASA- nos referidos municípios, onde os sistemas de captação de água bruta sofrem com a falta de chuvas.
Durante esta semana o Itiruçu Online pautou uma matéria lembrando das articulações políticas de representantes dos municípios, chamada de ‘coalizão política’ em prol de um projeto que solucione por um longo período a falta de água nos reservatórios, citando a falta de atenção do governador Rui Costa com a questão dos municípios, o que foi rechaçada pela Secretária de Relações Institucionais da Bahia, Cibele Carvalho, que em contanto com o Blog Itiruçu Online, garantiu haver o total interesse do governador Rui Costa no pleito dos municípios, já sendo autorizado todos os estudos de viabilidade e finalização do Projeto a ser apresentado aos municípios.
Os projetos estudados pela Embasa são a utilização da captação de água da Barragem de Pedra, em Jequié, e o Sistema do Rio Paraguaçu, a chamada Bandeira de Mello. Quem também manteve contato com o Itiruçu Online para tratar do assunto, foi o deputado estadual Zé Cocá, garantindo haver o estudo de viabilidade já autorizado pelo governador Rui Costa, reforçando o que disse a secretária de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin). Cocá garantiu que, ao contrário do que afirmou a matéria anterior ( LEIA AQUI), o governador Rui Costa têm na agenda o compromisso com o Projeto de solucionar a problemática.
“Na última semana estive na Embasa para tratar deste assunto, pois fizemos um compromisso com os municípios e estamos junto com o Governador Rui Costa empenhados em ver soluções. Rui não deixou de atender as demandas apresentadas e autorizou os estudos técnicos da obra, nos garantindo que é prioridade nesse segundo mandato ajudar os municípios que sofrem com o desabastecimento. Tenho certeza que agora em Novembro o Projeto que for mais viável será apresentado aos municípios, e o governador chamará todos nós envolvidos nas cobranças para apresentar o cronograma de execução. Garanto que há um plano sendo estudado e o interesse do governador Rui Costa nesta obra é evidente”, disse Zé Cocá