Acontece neste sábado (30), das 08 às 17 horas, o Dia D da vacinação contra o sarampo. No total, 86 pontos de imunização entre postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas como escolas, igrejas, supermercados e shoppings estarão abertos para atender a população soteropolitana.
A campanha atual tem como público-alvo adultos entre 20 e 29 anos não vacinados ou que estão com esquema vacinal da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) incompleto.
Apesar do Dia D intensificar a imunização das pessoas de 20 a 29 anos, a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, destacou que as doses permanecerão disponíveis para os demais grupos – indivíduos de 6 meses a 49 anos -, sobretudo, à população infantil, público com cobertura vacinal próximo a meta determinada pelo Ministério da Saúde em Salva.
“Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação, precisa procurar os postos. Os indivíduos das demais faixas etárias não vacinadas também poderão participar da estratégia”, alertou.