Representando à população de Santo Este, uma multidão representada por estudantes e demais pessoas da sociedade, lotou às Ruas da cidade, na manhã desta terça-feira (29), para cobrar das autoridades medidas emergenciais de combate à violência.
De acordo com o Blog Local, Correio da Cidade, estudantes, membros de sindicatos e associações rurais, comerciantes, órgãos de imprensa e autoridades políticas participaram do evento. Durante o evento, a maioria dos comerciantes baixaram as portas e foram acompanhar a caminhada.
Santo Estevão, somente nos meses de janeiro a março, já contabiliza quase que o total de homicídios ocorridos em todo o ano de 2015 e, este foi o principal fator que levou o povo às Ruas, na maior caminhada já vista até então.
Os organizadores do evento recolheram assinaturas que estão sendo entregues no Fórum local, onde reunira-se Juízes, Promotores, Prefeitos da região, membros do Conselho de Segurança Pública e representantes das polícias Civil e Militar. Entre as solicitações estão a volta da medida disciplinar do ‘Toque de Acolher’ e o monitoramento por câmeras de segurança em 36 pontos da cidade, dentre outras medidas.
O Conselho de Segurança Pública divulgou em nota as reivindicações prepostas às autoridades.
Confira:
ACONTECEU
Conforme programado por toda uma grande e bem entrosada equipe de voluntários, a Caminhada da PAZ em Santo Estevão aconteceu. E foi muito bonito de se ver um tapete branco, sem querer plagiar os Filhos de Gandi, afinal estávamos num mesmo propósito, pedindo pela PAZ.Enquanto ocorria a caminhada, acontecia reunião promovida pelo Ministério Público, com a presença dos 2 Promotores da Comarca, bem como da Dra. Sebastiana (Juíza da Vara Crime), do Comandante da 57 CIPM Mj. Jovino, do Delegado Regional Titular da COORPIN Feira de Santana (responsável pela região), Dr. Marcelo Delegado de Ipecaetá e substituto do Dr. Euvaldo, o Pres. da Câmara de Vereadores, Vereador Sr. Wilson Gomes, do Pref. Prof. Orlando Santiago e do Pres. do CONSEP Sr Ruiter Franco, também se fizeram presentes os Srs Walmor (Assessor) e Alessandro Malaquias (Cheque de Gabinete) do Pref. Orlando, Dr. Fred da Advogado da Prefeitura e um membro da Equipe do Delegado Regional.
Nesta oportunidade Dr. Carlos (Promotor) e Dra Sebastiana apresentaram vastas informações sobre as ações do Ministério Público e da Justiça, bem como das dificuldades identificadas em relação às ações que poderiam contribuir para com a redução da violência no Município e mesmo na região.
Queremos crer na aprovação pelos presentes dos pontos citados, onde destacamos:
– Municipalização do Trânsito;
-Campanha de conscientização da população quanto à:
• Não aquisição de produtos e equipamentos suspeitos (telefones, motocicletas, etc;);
• Sobre a necessidade de registro dos Boletins de Ocorrência;
• Idem à testemunho;
-Monitoramento eletrônico;
• Desenvolvimento de uma PPP (Parceria Público Privado) com os empresários e comerciantes da Cidade;
-União de forças políticas dos Políticos da região junto aos Deputados eleitos na região, de forma a viabilizar os pleitos do Abaixo Assinado (lido na reunião pelo CONSEP);
– Ampliação das atividades das Policias Militar e Civil, mesmo com as dificuldades existentes, de forma a que seja feita uma frente de combate aos atos criminosos a altura da necessidade da região.
Ao CONSEP foram transmitidas algumas sugestões de ação, onde foi posto e confirmado pelos Promotores, conhecimento de alguns projetos já postos à Autoridades e mesmo ao MP e que ainda infelizmente, não houve condições de dar inicio.
Aproveitando oportunidade foi apresentado estudo feito pelo CONSEP que em parceria com as Policias Militar e Civil, identificou necessidade de elaboração de um projeto técnico para instalação de ao menos 36 câmaras para o Monitoramento Eletrônico, tendo os custos estimados em: Elaboração de projeto Técnico “Trinta Mil Reais”, Instalação “Hum Milhão de Reais” e R$ 100.000,00/Mês para manutenção. O que em considerando redução nas receitas Municipais, que vem ocorrendo em virtude da chamada crise econômica por que passa nossa Nação, necessitamos buscar em outros níveis de poder condições de viabilizar, atendimento aos pleitos deste e demais itens do Abaixo assinado da Caminhada da PAZ.
Pleito proposto pelos membros da Comissão de Organização do SANTO ESTEVÃO PELA PAZ no Abaixo Assinado:
I. Realização de um Fórum para debates dos temas relacionados à violência e o seu combate;
II. A presença de um delegado de polícia fixo para os plantões de finais de semana e feriados;
III. Intensificação da Ronda Escolar;
IV. O retorno da Medida Protetiva, ora conhecida como Toque de Acolher.
V. Aumento do efetivo policial da 57° CIPM de Santo Estevão;
VI. Melhorias e incremento de Equipamentos da 57° CIPM;
VII. Melhorias e incremento de viaturas a 57°CIPM.
VIII. Aumento do efetivo policial da Delegacia Territorial de Policia Civil em Santo Estevão –D.T.P.C.S.E.;
IX. Melhorias e incremento de Equipamentos à D.T.P.C.S.E.;
X. Melhorias e incremento de viaturas à D.T.P.C.S.E.;
XI. Investimento em sistema de monitoramento eletrônico em todas as áreas de acesso à cidade, bem como no centro comercial com aproximadamente 36 (trinta e seis) câmaras;
Nossos cumprimentos à Radio Paraguaçu, ao Site CORREIO DA CIDADE, ao Instituto Bambú, Santana Publicidade, Ieste Santo Estevão, bem como a todos aqueles que se somaram na formação de uma GRANDE EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS onde o nome de suas Empresas e ou Organizações não foram utilizados, pois o maior valor de todos para todos, é o Bem estar de nossa Comunidade.
A População Agradece!!!