Roberto Dinamite, ex-jogador e maior ídolo vascaíno, faleceu neste domingo (08). O ex-atacante estava com 68 anos e lutava contra um câncer no intestino desde o fim de 2021. O eterno camisa 10 do Vasco revelou a luta contra a doença no início de 2022.
O maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, do Campeonato Carioca e de São Januário, marcou história com o Gigante da Colina. Com 708 gols em 1110 jogos, Dinamite é tido por muitos torcedores como oum dos principal jogador da história vascaína.
Com Roberto Dinamite, o Vasco da Gama conquistou o primeiro título brasileiro de sua história. O clube carioca inaugurou, em abril de 2022, uma homenagem ao ex-atacante. Em menos de seis horas, um programa de financiamento coletivo arrecadou R$ 190 mil para a construção da estátua do eterno camisa 10.
Anos após deixar os gramados, Dinamite foi eleito presidente do Vasco em 2008. O ídolo teve de lidar com o primeiro rebaixamento da história do clube, mas também, em sua gestão, os cariocas conquistaram o inédito título da Copa do Brasil em 2011.