Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Quem acerta? Pesquisas divergem resultados; de empate técnico, Vitória de Jerônimo e virada de Neto

A vida do eleitor baiano segue confusa diante as pesquisas eleitorais.  Existem cenários de todas as formas. No primeiro turno a maioria das pesquisam apontavam vitória de Acm Neto com grande diferença de votos, com observação do AtlasIntel/A TARDE, que apontava a possibilidade de ser Jerônimo o vencedor em 1º turno e não bateu por faltar apenas 0,55%. A pesquisa questionou ao eleitorado ligando o voto de governador ao do presidente. Jeronimo obteve 49,45% dos votos válidos e Neto 40,89%.

Como estão as pesquisas no segundo turno?

Bom, vamos lá. Os principais institutos divulgados nessa sexta-feira (28) trazem dados parecidos. O IPEC/ANTIGO IBOPE, na sua última amostragem apontou que Jerônimo Rodrigues liderando com o percentual de 48% e ACM NETO, 44%, considerando a margem de erro, um empate técnico entre os candidatos. Neste sábado haverá o resultado de uma nova pesquisa entre os dois.

Nessa sexta-feira (28), uma nova pesquisa apontou uma virada histórica na disputa, dados levantados pelo instituto Veritá. O levantamento mostra que o candidato a governador ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa com 51,9% dos votos válidos contra 48,1% do adversário, Jerônimo Rodrigues (PT). Neste cenário, o ex-prefeito de Salvador venceria as eleições, terminando com uma hegemonia de 16 anos de governos do PT no estado. O levantamento ouviu 2.010 eleitores baianos entre os dias 25 e 27 de outubro. A consulta foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-07718/2022 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Como foi a amostragem do AtlasIntel/A TARDE?

Tudo indica, segundo o novo levantamento, que neste domingo, 30, será dia de consagração para o candidato Jerônimo Rodrigues (PT), que, de figura desconhecida da maioria da população no início da campanha, chega às vésperas da eleição como franco favorito para vencer o pleito. A última rodada da pesquisa AtlasIntel/A TARDE antes da votação mostra, mais uma vez, a sólida liderança do petista. Segundo o levantamento, ele obteve 54% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil) ficou com 46%.

Os números reforçam um cenário eleitoral bastante estabilizado. Na avaliação do CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, é improvável qualquer alteração mais profunda no quadro configurado pelos últimos levantamentos, pois o eleitorado Romista migrou para Neto, mas boa parte dos eleitores do Lula abandonaram o voto casado com o candidato do União Brasil e fecharam com Jerônimo, principalmente depois que lideranças da campanha do Neto, como o vice-governador João Leão e deputados federais e estaduais terem escondido seus apoios a Bolsonaro no 1º turno.

Nos votos totais, o candidato do PT teve 52,3% da preferência, o ex-prefeito de Salvador ficou com 45,2%, enquanto votos brancos e nulos somaram 1,2% e pessoas que não souberam responder 1,3%. turbinado pelo apoio e imagem do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa, Jerônimo conseguiu se mostrar competitivo e simbolizar a continuidade do projeto que o PT tem protagonizado na Bahia nos últimos anos.

A pesquisa mostra, por fim, que Jerônimo Rodrigues continua se beneficiando da alta aprovação de Rui Costa e do seu governo. A maioria dos eleitores, 56,2%, respondeu aprovar o desempenho do governador, enquanto 30,9% desaprovam.

Paraná Pesquisas na Bahia: Jerônimo tem 51,9% dos votos válidos; ACM Neto, 48,1%

 

Levantamento Paraná Pesquisas para o governo da Bahia divulgado nesta quinta-feira (27) mostra Jerônimo Rodrigues (PT) com 51,9% e ACM Neto (União Brasil) com 48,1% dos votos válidos. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito. Considerando os votos totais, Jerônimo aparece com 48,4%, e ACM Neto, com 44,9%. Os que disseram votar em branco ou nulo são 3,7% e os que não sabem ou não responderam, 3%.

A pesquisa, financiada pelo próprio instituto, entrevistou presencialmente 1.580 pessoas entre os dias 22 e 26 de outubro. A margem de erro é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais, para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00954/2022.

Segundo turno

Votos válidos
  • Jerônimo Rodrigues (PT) – 51,9%
  • ACM Neto (União Brasil) – 48,1%
Votos totais
  • Jerônimo Rodrigues (PT) – 48,4%
  • ACM Neto (União Brasil) – 44,9%
  • Brancos e nulos – 3,7%
  • Não sabem ou não responderam – 3%