Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Protocolo do Consórcio de Saúde será entregue a Rui Costa em Maracás, dia 24

Reprodução Jequié repórter
Reprodução Jequié repórter

Prefeitos, vereadores, secretários municipais e dirigentes de órgãos de saúde pública de 27 municípios dos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas (16) e do Vale do Jiquiriçá (12), participaram na tarde desta quarta-feira (15/4), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié-ACIJ, da quarta reunião, voltada para a discussão da minuta do Projeto de Lei do Protocolo de Intenções a ser firmado entre o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e os municípios, com a finalidade de constituir o Consórcio Público de Saúde.

consorcio-2

A entidade visa implementar iniciativas de cooperação entre os entes federativos associados para atender as suas demandas e prioridades do plano de saúde pública assistenciais, entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS. Estiveram representados no encontro, os municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Ipiau, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês.

11160006_977359522303688_2476490864431362522_n
Lafaiete Coutinho e Santa Inês também estiveram no evento.

O Consórcio de Saúde, sob forma de associação pública, visa a promoção de ações de saúde de média e alta complexidade, em especial, serviços de urgência e emergência hospitalar e extra-hospitalar; ambulatórios especializados, Policlínicas; Centros de Especialidades Odontológicas-CEOs e assistência farmacêutica.

O presidente do Consórcio do Médio Rio das Contas, prefeito de Itagí, Railton Ramos, disse que o pensamento dos municípios desses dois territórios é conseguir em tempo hábil tramitar o processo  burocrático para criação do Consórcio de Saúde, e defendeu que Policlínica seja construída em Jequié, esteja incluída na relação das primeiras 10 unidades, que o governador Rui Costa anunciou para estarem concluídas até o próximo ano. “Jequié dispõe das melhores condições técnicas e de proximidade da maioria dos municípios que a integram”, disse Railton Ramos. No próximo dia 22 será realizada uma nova reunião em Jequié, para assinatura do protocolo de intenções por todos os municípios, para ser entregue no dia 24, ao governador Rui Costa, durante sua visita a Maracás.


error: Conteúdo protegido !!