Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Professores de Itiruçu realizam protestos pelo pagamento do reajuste no piso salarial de 2023 e 2024, além de precatórios 

Professores da rede municipal de Itiruçu realizaram protestos pelas ruas da cidade para chamar atenção da gestão Municipal com foco no pagamento do piso Nacional da categoria, que ainda não tiveram reajuste desde os 14,95% no piso do ano anterior.

Agora, em 2024, o reajuste dado pelo governo federal foi de 3,62%, e soma a luta dos docentes com os dois percentuais, em atraso.
Além do reajuste no piso, os professores também protestam pelo não pagamento dos precatórios do Fundeb, que não foi definido o rateio da porcentagem dos professores pela Secretaria de Educação.

Conforme apurado pelo Itiruçu Online, a gestão Municipal apresentou hoje a tarde uma proposta com reajuste de 3,62% nos salários, mas deve ser discutida em reuniões entre a categoria e gestão.
Para o piso de 2023, com reajuste de 14,95% não houve propostas, e segue sem diálogo. A gestão alega não haver condições financeiras viáveis para arcar com os valores e que, nesse sentido, os índices que obrigam o município investir recursos na educação, inclusive com salários, estão acima do exigido por Lei, conforme dados disponibilizados nas contas anuais no Tribunal de Contas dos Municípios.