O sonho dos Educadores do Vale Jiquiriçá continua vivo: a implantação de uma Universidade Pública no Território. Depois que o ministro da Educação, Camilo Santana, determinou que seja feito um estudo do impacto orçamentário para o projeto de implantação da futura Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, o professor Renê Silva reacendeu a luta e pediu engajamento nas redes em defesa de um campus que atenda o Vale Jiquiriçá, dentro da implantação da Universidade Pública que será orçamentada pelo novo governo.
Renê é defensor do Movimento pela Universidade Pública no Vale Jiquiriçá desde 2011, luta iniciada quando esteve a frente da educação do município de Planaltino, ao lado do então prefeito, o professor Zeca Braga.
“Está é uma luta que o Vale do Jiquiriçá também participa defendendo a criação de um campus no Território. No dia 21 de setembro de 2011, o então prefeito de Planaltino, Zeca Braga, na época presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE-, esteve acompanhando o Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes em uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para solicitar a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. A audiência foi articulada pelo deputado federal Emiliano José e também contou com a presença de outros prefeitos e dos deputados federais Valmir Assunção, Nelson Pelegrino, Amauri Teixeira e o deputado estadual Marcelino Galo”, lembrou o educador.
O educador pediu engajamento nas redes e que sejam marcados os perfis do @depjorgesolla, @filhopenildonsilva, @paulo_miguez, @camilosantanaoficial e @lulaoficial, o que quanto mais vezes for feito, a luta do Vale Jiquiriçá ganhará voz e importância. É importante que todo cidadão de cada município entre no requerimento popular através da rede social.
Ver essa foto no Instagram