Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Proerd forma turma com 349 alunos da rede municipal de ensino em Maracás 

Aconteceu nesta quinta-feira (04), a solenidade de Formatura PROERD dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I das redes pública e particular na cidade de Maracás.

Ao todo 7 escolas contempladas participaram.  Além dos alunos e professores, estiveram presentes o Comandante da 93ª CIPM, O Maj PM Alécio Marques; o prefeito Uilson Venâncio Gomes de Novaes; a Secretária Municipal de Educação, a Sra. Adneide de Novaes; e demais policiais e autoridades municipais. A formatura é a 9ª da Companhia.

Os 349 alunos dos turnos matutino e vespertino das escolas contempladas foram homenageados com a Canção do PROERD, entoada pelos presentes.  O Maj Alécio destacou o trabalho dos Instrutores PROERD, a Cb PM Noelia Dias, Cb PM Cibele, do SD PM Xavier e do Ten PM Moreira, frisando a importância de a ação ajudar manter as crianças longe das drogas, para conquistarem um futuro vitorioso.

No ano de 2022, sob o Comando da 93ª CIPM, o PROERD vem atendendo 578 crianças das redes pública e particular nas cidades de Maracás, Iramaia, Planaltino e Lagedo do Tabocal, sendo que para o próximo semestre estão previstas também escolas nas cidades de Lafaiete Coutinho, Itiruçu e no povoado de Porto Alegre, em Maracás.  PROERD, ensinando as crianças a dizerem não para as drogas, dando a certeza de um futuro melhor através da educação. As informações são da Ascom da 93ª CIPM.

O PROERD foi criado com base em um programa implantando em Los Angeles/EUA para prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre os jovens. O Programa é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino e consiste na aplicação de 10 lições.

As aulas são semanais e acontecem durante um semestre inteiro. Os professores são policiais militares que ensinam às crianças como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. E a eficiência do programa é garantida. Segundo os policiais, dificilmente os “proerdianos” se envolvem com drogas