A Secretaria Municipal de Saúde de Itiruçu fez a primeira notificação de um caso suspeito de Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. Segundo a nota, o paciente, de 13 anos, que segue seguindo recomendações de isolamento.
A notificação pelas autoridades de saúde foi feita nesta terça (25), depois que o adolesceste esteve na Unidade Médica com sinais de catapora, mas por manter livre quaisquer outras suspeitas, decidiu-se por investigar.
O contato próximo com pessoas infectadas ou materiais contaminados deve ser evitado. Luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual devem ser usados ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa.
A Bahia possui cinco casos da doença, todos residentes de Salvador. Ao todo 38 casos suspeitos aguardam diagnóstico laboratorial. Os casos em investigação são dos municípios de Barra (1), Ibicaraí (2), Ilhéus (2), Laje (1), Lauro de Freitas (1), Mutuípe (3), Porto Seguro (1), Salvador (18), Santa Cruz Cabrália (1), Santo Antônio de Jesus (3), São Gonçalo dos Campos (01), São Miguel das Matas (1) e Vitória da Conquista (3).
O primeiro registro da doença na Bahia foi no dia 13 de junho, o segundo em 14 de junho e o terceiro na quarta-feira (20). Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento, são adotadas pelos órgãos de saúde.