Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Prefeitura de Jequié realiza I Fórum Social do Selo UNICEF

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na manhã da quarta-feira, 22, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco, o CEEP, o I Fórum Social que corresponde às condicionalidades do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), aderido pelo município, com o objetivo de ampliar ações para toda população e especialmente para as crianças, em um pacto social para a promoção de políticas públicas que promovam os direitos humanos e a justiça social. Estiveram presentes, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, a secretária de Educação, a professora, Graça Bispo; a gestora da Proteção Básica, Maria Leda, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; o articulador do Selo UNICEF no município, Emerson Nery; o mobilizador local do Selo UNICEF, Henrique Barretto; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Veraluci Benevides; a juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude, Ivana Pinto Luz, representantes de entidades sociais e diversos alunos da rede pública de ensino.

Os Fóruns são espaços de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. É nesse ambiente que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais votadas à infância e à adolescência. Além de importante espaço de participação social, os Fóruns são potentes ferramentais de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadão.

Ao participar do Selo UNICEF, o município assume o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de até 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população, sempre de forma participativa. Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo cidades reconhecidas internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.
De acordo com o articulador do Selo UNICEF no município, Emerson Nery, o I Fórum Social tem como objetivo realizar a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto as necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes.

“A partir das metodologias apresentadas, desenvolveremos um plano de ação com o objetivo de identificar os principais desafios e definir as prioridades para o enfrentamento das desigualdades na realização dos direitos de crianças e adolescentes. Para isso, contando com a participação de toda a rede de proteção existente no município e com as entidades sociais e a sociedade, como um todo. É um grande trabalho conjunto a fim de melhorar os índices dos indicadores, que são utilizados como parâmetro de medição das conquistas alcançadas.”, disse Emerson Nery.