Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Prefeitura de Jequié participa do Fórum Baiano de Gestores Públicos Municipais de Esporte e Lazer

Aconteceu no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, em Salvador, o Fórum Baiano de Gestores Públicos Municipais de Esporte e Lazer. O evento, que teve início na terça-feira, 20, e se estendeu até a manhã desta quarta-feira, 21, é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do Conselho de Esporte e Lazer do Estado e da Superintendência dos Desportos da Bahia (SUDESB). O secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Pires, e o diretor de esportes da Secretaria, José Murilo Moreira, estiveram representando a Prefeitura de Jequié.

Durante o fórum, os participantes discutiram sobre os temas de gestão e controle social; ordenamento legal; programas e projetos; inclusão social, cotidiano e educação; e financiamento. O evento contou com uma mesa-redonda, que abordou o tema ‘Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Construindo uma Gestão Participativa’. O evento ainda teve palestras e explanações com a secretária Olívia Santana; o chefe de gabinete da SETRE, Vicente Neto; o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Elias Dourado; o professor da Universidade Federal de Brasília (UNB), doutor Lino Castellani Filho; a mestra em Educação Física, Ana Elenara da Silva Pintos; o professor de Educação Física e especialista em gerenciamento de projetos e gestão empresarial, Paulo Vieira, e o professor da Universidade Federal da Bahia, o doutor, Augusto César Rios Leiro.

“O fórum é uma estratégia de escuta e identificação das demandas dos municípios. O objetivo é realizar um debate aprofundado, que subsidie a formulação e o aperfeiçoamento das políticas públicas de esporte e lazer na Bahia.”, destacou Olívia Santana secretária estadual da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

“A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Esporte e Lazer tem executado, com bastante sucesso, uma agenda muito propositiva para o esporte amador e vem colocando em prática as políticas públicas de incentivo ao esporte. Para nós é muito bom poder participar de um encontro como esse que vai, e muito, contribuir pra fazer ainda mais, e melhor, na gestão do esporte da nossa cidade, através da troca de experiências entre os gestores, discutindo soluções e alternativas para atravessarmos este momento de crise e de poucos recursos, onde se tem que fazer malabarismos com orçamentos diminutos e infinitas demandas da comunidade.”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Pires.