Para garantir segurança à saúde do consumidor, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, seguindo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informa à população que, de acordo com a resolução 1051/2023, fica proibida a comercialização e a distribuição de maioneses da marca Fugini, com lotes iniciados com a numeração 354 e validade de dezembro de 2023, além de todos os lotes com vencimento em janeiro, fevereiro e março de 2024.
A medida foi tomada após a identificação do uso de matéria-prima vencida na fabricação do produto, sendo a orientação de que os aquisitores das maioneses citadas devem entrar em contato com a empresa Fugini Alimentos LTDA., para que esta faça o recolhimento dos itens. A suspensão dos demais produtos da marca, que foram divulgados nas mídias, foi válida apenas para o estoque encontrado na fábrica, conforme resolução 1027/2023.
“Nosso objetivo é garantir que os lotes indicados não sejam expostos para venda ao consumidor, já que estão impróprios para consumo. As pessoas que, eventualmente, tenham a maionese de algum desses lotes específicos em casa, a orientação é realizar o descarte imediatamente, pois o produto pode provocar riscos à saúde, então é necessário que todos estejam em alerta. Ressaltando que, diferente da maionese, os demais produtos da marca Fugini que se encontram disponíveis no comércio estão liberados para venda, não tendo sofrido nenhuma determinação da Anvisa.”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, Aneilda Gomes Silva.