Como resultado do desabastecimento de combustíveis ocasionado pela greve dos caminhoneiros, a prefeitura de Itiruçu resolveu suspender as aulas desta segunda-feira (28), visando economicidade de combustíveis para serviços essenciais de coleta de lixo, viagens para pacientes que fazem hemodiálise fora do município, dentre outros serviços essenciais. A paralisação dos caminhoneiros completou uma semana neste domingo (27). Não há combustível, gasolina, nos dois postos da cidade.
A União dos Municípios da Bahia (UPB), por seu presidente, Eures Ribeiro, orientou aos prefeitos que promovam, se necessário, o reconhecimento do fato grave através da decretação de estado de emergência ou de calamidade, conforme se encontre prejudicada a oferta de serviços públicos locais.
É importante mencionar que durante a Decretação do Estado de Emergência, o município poderá afastar os contratos vigentes, fazendo compras diretas em outras redes de combustível, ou mesmo intervir em postos para evitar que estoques existentes sejam entregues para a manutenção dos serviços municipais.
Com a decretação do Estado de Calamidade, a prefeitura poderá fazer compras urgentes, suspender atividades, alterar contratações, tudo com objetivo de manter a prioridade dos serviços que forem considerados essenciais (saúde, lixo, por exemplo).