A Prefeitura Municipal de Itiruçu decretou situação de emergência em virtude da seca que assola o município, o que vem causando perdas consideráveis na agricultura e pecuária da região. O decreto está publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (02).
Na publicação, o município leva em conta a redução das chuvas e a consequente diminuição do nível dos rios, açudes, barragens e poços em todo território municipal. Por estas razões, fica declarada situação de emergência em todo o município. Além disso, a Prefeitura autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrícola.
De acordo informações obtidas pelo Itiruçu Online, também ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos. O decreto é assinado pela prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório.