O 10º Encontro do Consorcio Vale do Jiquiriçá, aconteceu na tarde de sexta feira (13) na cidade de Laje. Estiveram presentes os prefeitos Emiran (Laje), Zé Cocá (Lafaiete Coutinho), Fabinho (Ubaíra), Carlinhos (Mutuípe), Eduardo (Nova Itarana), Iracema (Itaquara) e Adalício Alemida (Lagedo do Tabocal), Raimundo Louzado esteve representando o Prefeito de Jaguaquara, Juliano Martinelli e Marivaldo Braga esteve representando a Prefeita de Amargosa, Karina.
A Prefeita Iracema Araújo iniciou presidindo a reunião na ausência do Presidente Zé Cocá, Zé Cocá entrou em contato com Diego dos Anjos, Secretário Executivo do CVJ, e informou que estava preso em um engarrafamento na BR 101, entre Santo Antônio de Jesus e Laje e chegou com a reunião em andamento.
Em pauta, questões de saúde e proposta de compra de medicamento compartilhado entre os municípios, o que faria com que as prefeituras da região economizassem em média 30% com medicações de alta e baixa complexidade.
Diego apresentou aos prefeitos e representantes as ações ativas do CVJ, os convênios já firmados entre o consorcio e o Governo do Estado. A Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) a Patrulha Mecanizada e o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) através do SANEAR já estão com os convênios firmados e em execução.
Com relação às BAs que cortam a região, a vice-presidente Iracema informou, respaldada pelo presidente Zé Cocá, que não houve repasse ainda do Governo do Estado para que o trabalho fosse iniciado.
Ao chegar no encontro, Zé Cocá informou que esteve com o Governador Rui Costa e que o plano de ação do CVJ está pronto desde agosto. Cocá Recebeu como resposta do Governador que nos próximos dias o recurso será liberado, pois, alguns consórcios ainda não estavam aptos para receberem a contra partida do Estado.
“As lutas do CVJ são grandes, principalmente em momentos de crise em que vivem os municípios brasileiros e já são perceptíveis as mudanças na região, mesmo sabendo que ainda há um longo caminho a ser trilhado”, disse o presidente Cocá em seu pronunciamento.
Por Weder Mello.