Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Prefeitos do Vale decidem manter comércios fechados, mas flexibilizar na reabertura de comércios essenciais; aulas e demais eventos seguem suspensos


Presidente do Convale, Zeca Braga- Foto/Blog Itiruçu Online

Em todas as cidades do Vale Jiquiriçá, continuam valendo as suspensões de eventos, aglomerações públicas e de aulas. No entanto, a partir desta segunda-feira, dia 30, passará a ocorrer a abertura gradativa de atividades comerciais consideradas essenciais, mantendo-se ainda as medidas de prevenção como o controle de acesso aos estabelecimentos, distanciamento social, horários diferenciados de funcionamento e intensificação da higienização. Tudo isso visando o cumprimento das recomendações de autoridades de saúde, mas também buscando reduzir os impactos econômicos que serão provocados pela Covid-19.

Os prefeitos do Vale Jiquiriçá, agregados na representatividade do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território – CONVALE- discutiram o assunto durante 06h em Assembleia On-line neste domingo, 29, sobre as novas orientações que os municípios devem adotarem para estabelecerem  a reabertura de alguns comércios e publicar novos decretos de como serão  o funcionamento. De acordo com informações do presidente do Consórcio, o prefeito de Planaltino, Zeca Braga, as medidas são necessárias, pois além de continuarem na luta pela vida e contra a chegada do COVID-19 nas cidades do Vale,  novas medidas visam agregar outras atividades consideradas essenciais e que podem funcionar regulamentadas dentro das normas de Vigilância Sanitária, sendo fiscalizadas com um rigor maior pelos municípios.

Prefeito Juliano de Jaguaquara e equipe durante reunião On-line.

“Não foram decisões fáceis fundamentadas em apenas uma opinião. Foram mais de 06h discutindo o assunto que é de interesse de todos. Nós estamos preocupados com a linha de crescimento dos dados desse vírus que assusta o mundo, temos que preservar nossas ações em proteger a vida de nossa gente, sobretudo, há outros fatores que precisamos também discutir e são importantes: que é evitar prejuízos maiores a economia. Nossa decisão é manter fechados alguns seguimentos que já estão orientados o fechamento em decretos anteriores, mas flexibilizar o funcionamento e a abertura de novos seguimentos de maneira a funcionarem dentro das orientações sanitárias. Pedimos a compreensão dos empresários que nos ajudem, abracem essa guerra que é de todos nós. Os municípios irão renovar seus decretos com base em suas necessidades, e todos devem seguir de forma rigorosa as orientações, pois não são apenas dos prefeitos, mas de autoridades de saúde engajadas a proteger a proliferação do coronavírus. Pedimos a todos que continuem atentos ao isolamento social o máximo possível, principalmente o público de risco, fiquem em casa. Os municípios não terão condições de salvar vidas com o sistema de saúde sobrecarregado. Nosso apelo será sempre pela preservação da vida”, disse Zeca Braga.

Feira livre, Centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva de gênero alimentício, clínicas veterinárias, segurança privadas, bancos loterias e cooperativas de créditos, lojas de materiais de construções, vidraçaria, marmoraria, serraria, serralheria e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva da contrução civil, loja de auto peças, borracharias, oficinas mecânicas e os demais estabelecimentos relacionados a manutenção de veículos automotores.

O Decreto ainda exigerá aos estabelecimentos que estarão funcionando, alguns cuidados para não haver contaminação com o Covid 19 visto que nos municípios não foram registrados nenhum caso até o momento. Medidas como disponibilização de álcool Gel 70%, atendimento prioritário pra pessoas considerada do grupo de risco, reordenamento de filas com distâncias de 1 metro, deverão ser cumpridas.

Restaurantes, lanchonetes, quiosques, trailers de comercialização de alimentação, distribuidoras de gás, água e bebidas, instrumentos musicais , telefonia e tecnologia poderão funcionar em regime de deliverys.

Os demais segmentos deverão até uma nova orientação obedecer o Decreto 048/2020 que estabeleceu a suspensão provisória dos funcionamento.

Um dos principais fatores que pesou na decisão foi o resultado das medidas de enfrentamento ao coronavírus no mundo com o isolamento social e a estruturação dos planos de ação dos municípios em conjunto com o Estado e o Ministério da Saúde. As prefeituras devem realizar encontros regulares entre os prefeitos para tomarem decisões no enfrentamento ao Covid-19 e rever as novas medidas conforme o avanço ou recuo da doença.

Neste domingo o encontro On-line com a participação do presidente do CONVALE e prefeito de Planaltino, Zeca Braga; prefeito de Ubaíra, Fred; Soya de Maracás, Sandro Correia de Brejões; Hemerson Eloi de Santa Inês; Jerônimo de Irajuba; Danilo de Nova Itarana ; José Renato de São Miguel das matas; Marco Aurélio de  Itaquara; Juliano Martinelli de Jaguaquara;

Júlio Pinheiro de Amargosa; Ivete de Cravolândia; Robson de Elísio medrado; e Rodrigo (Digão) de Mutuípe. Os novos decretos dos municípios serão publicados no Diário Oficial de cada prefeitura nesta segunda-feira (30).