Diante da crise hídrica vivida nos municípios em face da escassez de água e, em todos os municípios, o esvaziamento de reservatórios, os prefeitos dos municípios de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu, Jaguaquara, Irajuba e Lafaiete Coutinho, criaram o grupo chamado de G7, o qual denominou grupo ‘SOS ÁGUA’, estiveram reunidos com o Secretário estadual Cássio Peixoto, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento-SIHS, e com o Coordenador dos Consórcios de Infraestrutura da Bahia, Zé Cocá, para buscar alternativas imediatas, de médio e a longo prazo que possam solucionar a falta de água nos municípios.
De acordo com o prefeito de Planaltino, Zeca Braga, que fez frente à reunião, além de solicitar junto com os prefeitos, pontuou questões especificas de Planaltino, como os sistemas simplificados de água dos Povoados Barro Vermelho e São Diogo em Planaltino. Zeca garantiu que as causas defendidas pelos gestores terão respostas. “O secretário Cassio Peixoto abraçou as causas dos municípios para ajudar e se comprometeu em defender. Ficou definido a inclusão na pauta de pleitos no MI – Ministério da Integração-, do maior sistema de abastecimento do Vale do Jiquiriçá: o Projeto Paraguaçu, que atenderá mais de 150 mil habitantes do Vale. O projeto trará água do Rio Paraguaçu aliviará o sofrimento da população”, disse Zeca Braga.
Além de Zeca Braga, estiveram na reunião os prefeitos Giuliano Martinelli (PP), de Jaguaquara; Jerinho (PSD), de Irajuba; João Véi (PP), Lafaiete Coutinho; Soya Novaes (PDT), de Maracás; Mariane Fagundes (PSD), de Lajedo Tabocal; e Lorena Di Gregório de Itiruçu.