Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Prefeitos aprovam Estatuto do Consórcio Público de Saúde da Região de Jequié

Reunião-Consórcio-Saúde-Jequié-1
Prefeitos dos municípios ligados aos territórios de identidade do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá se reuniram na manhã desta a última segunda-feira, 12, no auditório da Terceira Visão em Jequié, para definir o contrato e o Estatuto do Consórcio Público de Saúde da Região de Jequié.
Para o Dr. João Ananias, idealizador do Consórcio de Saúde no estado do Ceará e atual consultor do governo do estado da Bahia para consórcios, a ideia da implantação dos Consórcios é fazer com que os municípios se organizem e desenvolvam uma melhor assistência nas áreas descobertas por algumas especialidades. “São treze especialidades médicas e exames variados, que vão de ressonância magnética a exames laboratoriais. Isso impacta na redução da mortalidade e na economia dos municípios baianos”, explica.
 Reunião-Consórcio-Saúde-Jequié-8
De acordo com o coordenador Geral dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, a estimativa é que a licitação para a construção da Policlínica de Jequié no terreno da antiga Casa de Menores seja realizada ainda nesse mês de janeiro. A previsão para o início das obras é abril com estimativa de conclusão em 2017. O Estado deve investir aproximadamente R$ 17 milhões na construção e aquisição de equipamentos. Para o funcionamento da Policlínica, será realizado um rateio dos valores de custeio definido em 60% para os municípios e 40% para o Estado.
A prefeita de Jequié, Tânia Britto, defende a luta dos gestores para a construção da Policlínica em Jequié. Ela destaca o fato de Jequié já ter concluído a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, faltando agora a instalação dos equipamentos. Outras duas UPAs serão instaladas na região, uma em Ipiaú e outra em Jaguaquara. Na Bahia, serão construídas 28 Policlínicas e 28 UPAs.
No fim da reunião, os prefeitos presentes aprovaram, por unanimidade, o Estatuto do Consórcio Público de Saúde da Região de Jequié.
O Consórcio
 
São finalidades do Consórcio público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié: a cooperação técnica e financeira na área de saúde entre os entes federados, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais; prestação de serviços especializados de média e alta complexidade, em especial Serviços de Urgência e de Emergência hospitalar e extra-hospitalar; Ambulatórios Especializados, Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs, Assistência Farmacêutica, dentre outros serviços relacionados à saúde em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS, bem como com o Plano Diretor de Regionalização – PDR do Estado da Bahia.
Por Zenilton Meira.

error: Conteúdo protegido !!