Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Prefeito de Lagedo representa o Convale na FECBAHIA e discute acordos consorciais

Nessa última quarta-feira (18), em Salvador, estiveram representando o CONVALE na FEC, o Prefeito Marquinhos Senna de Lagedo do Tabocal e a Secretária Executiva, Taise Dias, em uma reunião de alinhamento com os Consórcios Públicos da Bahia em encontro com o Governador Jerônimo Rodrigues, com objetivo celebrar acordos consorciais.

“Os consórcios públicos na Bahia têm desempenhado um papel fundamental na promoção de serviços e ações colaborativas em diversas áreas. “Isso inclui a requalificação de áreas urbanas, apoio ao licenciamento ambiental, inspeção municipal e outras atividades que contribuem para o desenvolvimento sustentável dos municípios.”, explicou Thiancle Araújo, presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA).

Durante o encontro discutiram a sanção da lei que estende a cobertura geográfica do selo de inspeção municipal emitido pelos consórcios públicos para todo o território do estado da Bahia. Essa medida, se concretizada, tem o potencial de revolucionar a produção dos pequenos agricultores baianos, gerando mais renda, empregos e desenvolvimento para a população.

O Projeto de Lei 25.046/2023, de autoria do Deputado Bobô, cria o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar-Ba, Artesanal de Pequeno Porte − SUSAF. Este sistema permitirá o comércio de produtos certificados com o Selo SIM/CONSORCIO em todo o território estadual, possibilitando a ampliação da área geográfica de acesso ao mercado para os produtos da agricultura familiar” adiantou Thiancle.

Prefeito Marquinhos Senna de Lagedo do Tabocal e a Secretária Executiva, Taise Dias, em uma reunião de alinhamento com os Consórcios Públicos

Além dessas discussões estratégicas, foram firmados também acordos entre os consórcios públicos e o governo estadual para a requalificação de 1/3 da malha viária do Estado. Esse projeto representará um investimento no valor de R$ 51.843.964,68, permitindo a recuperação de 8 mil quilômetros de estradas. Essa ação visa a melhoria da infraestrutura de transporte, o que impactará positivamente na mobilidade e no escoamento da produção em todo o estado.